Ir para o conteúdo

O Instituto de Professores Públicos e Particulares (IPPP) busca jornalista para atuar no Museu da Vida, no Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público, setor responsável por pensar estratégias de comunicação e divulgação científica para sites, redes sociais e outras ações do MV. Confira as especificações da vaga e fique de olho nos prazos de seleção!


Remuneração

- R$ 5.632,00

 

Local de trabalho

- Remoto e, quando o Museu retornar ao presencial, o trabalho será na sede do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, situada em Manguinhos, no Rio de Janeiro.



Regime de Contratação

- CLT - Efetivo

 

Benefícios

- Vale Transporte
- Vale Alimentação
- Convênio Médico
- Convênio Odontológico
- Seguro de Vida em Grupo



Horário de expediente

40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h (com 1h de almoço)



Número de Vagas

- 1 vaga

 

E-mail para envio da documentação

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Data limite para envio da documentação: 

- Prorrogação: até o dia 10 de outubro

 

Processo de seleção: 

- O candidato deve enviar currículo, carta de apresentação dizendo por que se interessou na vaga e PDFs com produções textuais que serão explicadas mais adiante; 
- Análise de documentos enviados por e-mail;
- Entrevista

 

Primeira etapa do processo seletivo:

– Envio de currículo com o link de pelo menos uma reportagem publicada em veículo de imprensa ou site de notícias e também o link de pelo menos uma produção de conteúdo feita para rede social que comprove produção textual para uma empresa que a candidata ou o candidato tenha trabalhado (Facebook, Instagram ou Twitter). Ao final do currículo, indicar esses links para os textos publicados;

– Envio de carta de apresentação dizendo por que se interessou pela vaga; 

– Escrever um texto para as redes sociais de até 1200 caracteres, abordando fatos sobre a vacinação na Maré. Formatos: postagem de Facebook, postagem no Instagram e adaptação para o Twitter (podendo ser em fio narrativo ou em tweet simples);

– Fazer a adaptação desse mesmo conteúdo para um roteiro de até um (1) minuto para o Reels do Instagram do Museu da Vida; 

- Enviar toda a documentação em formato PDF;

 

Segunda etapa do processo seletivo:

- Entrevista na segunda semana de outubro. A comunicação será realizada toda por e-mail;

 

Formação e experiências obrigatórias:

- Graduação concluída e comprovada em Jornalismo;

- Especialização, mestrado ou doutorado em comunicação, jornalismo ou em divulgação científica;

- Experiência mínima comprovada de 6 anos como jornalista formado e 1 ano de experiência em produção de conteúdo para as redes de um museu.
 

Requisitos mínimos para contratação (obrigatórios):

- Já ter tido experiência com jornalismo científico, divulgação da ciência, saúde, tecnologia e/ou meio ambiente;

- Já ter tido experiência com processos gerenciais de equipe de comunicação;

- Excelente domínio de língua portuguesa;

- Ter conhecimentos avançados sobre redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube);

- Ter conhecimentos avançados em SEO;

- Empatia, comunicação acolhedora, noção de direitos humanos, planejamento e organização para gerenciar diversos projetos ao mesmo tempo, com tomada de decisão e proatividade;

- Experiência em elaboração e escrita de projeto para a captação de recursos.



Requisitos desejáveis:

- Conhecimento sobre o universo dos museus e do cenário cultural do Rio de Janeiro;

- Fluência, nível avançado ou intermediário de inglês;

- Fluência, nível avançado ou intermediário de espanhol;

- Conhecimento sobre o editor Joomla;

- Conhecimento sobre o gerenciador de redes sociais MLabs;

- Conhecimento sobre softwares de edição para celular, como o InShot;

- Ter trabalhado com comunicação popular em regiões socialmente vulnerabilizadas;

- Ter trabalhado com jornalismo comunitário, jornalismo cultural ou de educação;

 

Outros requisitos:
Ser colaborativo, saber trabalhar em equipe, paciência, empatia, comunicação acolhedora, flexibilidade a mudanças, noção de direitos humanos, planejamento e organização para gerenciar diversos projetos ao mesmo tempo, com tomada de decisão e proatividade.

 

Descrição do cargo e responsabilidades:

- Escrever textos, editar, revisar, conduzir entrevistas e fazer coberturas para o site ou para as redes sempre que necessário;

- Gravar vídeos com o celular da equipe ou com o celular próprio sempre que necessário;

- Realizar pequenas edições de vídeo com editores gratuitos para celular, visando conteúdo para as redes;

- Ser a editora / editor do site do Museu da Vida, subindo notícias curtas, matérias jornalísticas e editando todos os textos que vão para o site;

- Atualizar todo e qualquer conteúdo que entra no site do Museu da Vida;

- Ser a editora / editor do site do Invivo, ajudando a construir o relançamento deste site;

- Pensar estrategicamente as redes sociais do Museu e ajudar a escrever ou agendar conteúdos de acordo com a necessidade da equipe;

- Participar de reuniões de equipe semanais, com cerca de 2 horas de duração;

- Ter disponibilidade para participar de reuniões com as equipes do museu;

- Participar de Grupos de Trabalho que são formados dentro do Museu da Vida;

- Organizar e subir todos os vídeos para o YouTube do Museu da Vida;

- Organizar e gerenciar fotos novas para o Flickr do Museu da Vida;

- Conduzir e mediar as lives do Museu da Vida;

- Dialogar sempre com a assessoria de imprensa do Museu da Vida, que é realizada pela Ascom da Casa de Oswaldo Cruz;

- Ajudar a implementar com o Grupo de Trabalho responsável a nova marca do Museu da Vida para 2022;

- Dialogar com comunicadores populares visando conteúdo para o site e as redes do Museu;

- Ajudar a organizar e a produzir eventos de pequeno, médio e grande porte dentro do Museu da Vida;

- Elaborar ou revisar textos de exposições caso participe de algum Grupo de Trabalho sobre uma nova exposição;

- Propor pautas para o site e para as redes sociais do Museu;

- Elaborar e enviar o boletim interno do Museu da Vida toda sexta-feira;

- Elaborar e enviar o boletim dos parceiros da Itinerância a cada 15 dias, sempre numa sexta-feira;

- Elaborar o pedido de artes gráficas toda sexta-feira e dialogar sobre a necessidade de artes junto à coordenadora da equipe e junto ao setor de design do Museu;

- Elaborar o Plano de Comunicação do Museu da Vida junto com a equipe ao longo de 2022;

- Elaborar relatórios de redes sociais mensais sempre que necessário;

- Ajudar a equipe a elaborar, anualmente, relatório sobre os conteúdos digitais oferecidos nas redes e no site do Museu da Vida;

- Auxiliar a coordenadora da equipe a pensar estrategicamente o orçamento da área;

- Auxiliar a coordenadora da equipe na comunicação com empresas parceiras que investem no Museu;

 

 

Publicado em 30 de setembro de 2021
Atualizado em 07 de outubro de 2021, às 17h19

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento: Estamos fechados devido à pandemia. Siga-nos nas redes sociais!

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

conheça