O Instituto de Professores Públicos e Particulares (IPPP) busca jornalista para atuar no Museu da Vida, no Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público, setor responsável por pensar estratégias de comunicação e divulgação científica para sites, redes sociais e outras ações do MV. Confira as especificações da vaga e fique de olho nos prazos de seleção!
Remuneração
- R$ 5.632,00
Local de trabalho
- Remoto e, quando o Museu retornar ao presencial, o trabalho será na sede do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, situada em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Regime de Contratação
- CLT - Efetivo
Benefícios
- Vale Transporte
- Vale Alimentação
- Convênio Médico
- Convênio Odontológico
- Seguro de Vida em Grupo
Horário de expediente
40 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h (com 1h de almoço)
Número de Vagas
- 1 vaga
E-mail para envio da documentação
Data limite para envio da documentação:
- Prorrogação: até o dia 10 de outubro
Processo de seleção:
- O candidato deve enviar currículo, carta de apresentação dizendo por que se interessou na vaga e PDFs com produções textuais que serão explicadas mais adiante;
- Análise de documentos enviados por e-mail;
- Entrevista
Primeira etapa do processo seletivo:
– Envio de currículo com o link de pelo menos uma reportagem publicada em veículo de imprensa ou site de notícias e também o link de pelo menos uma produção de conteúdo feita para rede social que comprove produção textual para uma empresa que a candidata ou o candidato tenha trabalhado (Facebook, Instagram ou Twitter). Ao final do currículo, indicar esses links para os textos publicados;
– Envio de carta de apresentação dizendo por que se interessou pela vaga;
– Escrever um texto para as redes sociais de até 1200 caracteres, abordando fatos sobre a vacinação na Maré. Formatos: postagem de Facebook, postagem no Instagram e adaptação para o Twitter (podendo ser em fio narrativo ou em tweet simples);
– Fazer a adaptação desse mesmo conteúdo para um roteiro de até um (1) minuto para o Reels do Instagram do Museu da Vida;
- Enviar toda a documentação em formato PDF;
Segunda etapa do processo seletivo:
- Entrevista na segunda semana de outubro. A comunicação será realizada toda por e-mail;
Formação e experiências obrigatórias:
- Graduação concluída e comprovada em Jornalismo;
- Especialização, mestrado ou doutorado em comunicação, jornalismo ou em divulgação científica;
- Experiência mínima comprovada de 6 anos como jornalista formado e 1 ano de experiência em produção de conteúdo para as redes de um museu.
Requisitos mínimos para contratação (obrigatórios):
- Já ter tido experiência com jornalismo científico, divulgação da ciência, saúde, tecnologia e/ou meio ambiente;
- Já ter tido experiência com processos gerenciais de equipe de comunicação;
- Excelente domínio de língua portuguesa;
- Ter conhecimentos avançados sobre redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube);
- Ter conhecimentos avançados em SEO;
- Empatia, comunicação acolhedora, noção de direitos humanos, planejamento e organização para gerenciar diversos projetos ao mesmo tempo, com tomada de decisão e proatividade;
- Experiência em elaboração e escrita de projeto para a captação de recursos.
Requisitos desejáveis:
- Conhecimento sobre o universo dos museus e do cenário cultural do Rio de Janeiro;
- Fluência, nível avançado ou intermediário de inglês;
- Fluência, nível avançado ou intermediário de espanhol;
- Conhecimento sobre o editor Joomla;
- Conhecimento sobre o gerenciador de redes sociais MLabs;
- Conhecimento sobre softwares de edição para celular, como o InShot;
- Ter trabalhado com comunicação popular em regiões socialmente vulnerabilizadas;
- Ter trabalhado com jornalismo comunitário, jornalismo cultural ou de educação;
Outros requisitos:
Ser colaborativo, saber trabalhar em equipe, paciência, empatia, comunicação acolhedora, flexibilidade a mudanças, noção de direitos humanos, planejamento e organização para gerenciar diversos projetos ao mesmo tempo, com tomada de decisão e proatividade.
Descrição do cargo e responsabilidades:
- Escrever textos, editar, revisar, conduzir entrevistas e fazer coberturas para o site ou para as redes sempre que necessário;
- Gravar vídeos com o celular da equipe ou com o celular próprio sempre que necessário;
- Realizar pequenas edições de vídeo com editores gratuitos para celular, visando conteúdo para as redes;
- Ser a editora / editor do site do Museu da Vida, subindo notícias curtas, matérias jornalísticas e editando todos os textos que vão para o site;
- Atualizar todo e qualquer conteúdo que entra no site do Museu da Vida;
- Ser a editora / editor do site do Invivo, ajudando a construir o relançamento deste site;
- Pensar estrategicamente as redes sociais do Museu e ajudar a escrever ou agendar conteúdos de acordo com a necessidade da equipe;
- Participar de reuniões de equipe semanais, com cerca de 2 horas de duração;
- Ter disponibilidade para participar de reuniões com as equipes do museu;
- Participar de Grupos de Trabalho que são formados dentro do Museu da Vida;
- Organizar e subir todos os vídeos para o YouTube do Museu da Vida;
- Organizar e gerenciar fotos novas para o Flickr do Museu da Vida;
- Conduzir e mediar as lives do Museu da Vida;
- Dialogar sempre com a assessoria de imprensa do Museu da Vida, que é realizada pela Ascom da Casa de Oswaldo Cruz;
- Ajudar a implementar com o Grupo de Trabalho responsável a nova marca do Museu da Vida para 2022;
- Dialogar com comunicadores populares visando conteúdo para o site e as redes do Museu;
- Ajudar a organizar e a produzir eventos de pequeno, médio e grande porte dentro do Museu da Vida;
- Elaborar ou revisar textos de exposições caso participe de algum Grupo de Trabalho sobre uma nova exposição;
- Propor pautas para o site e para as redes sociais do Museu;
- Elaborar e enviar o boletim interno do Museu da Vida toda sexta-feira;
- Elaborar e enviar o boletim dos parceiros da Itinerância a cada 15 dias, sempre numa sexta-feira;
- Elaborar o pedido de artes gráficas toda sexta-feira e dialogar sobre a necessidade de artes junto à coordenadora da equipe e junto ao setor de design do Museu;
- Elaborar o Plano de Comunicação do Museu da Vida junto com a equipe ao longo de 2022;
- Elaborar relatórios de redes sociais mensais sempre que necessário;
- Ajudar a equipe a elaborar, anualmente, relatório sobre os conteúdos digitais oferecidos nas redes e no site do Museu da Vida;
- Auxiliar a coordenadora da equipe a pensar estrategicamente o orçamento da área;
- Auxiliar a coordenadora da equipe na comunicação com empresas parceiras que investem no Museu;
Publicado em 30 de setembro de 2021
Atualizado em 07 de outubro de 2021, às 17h19