Ir para o conteúdo

Nosso público está com saudade de nos visitar e nós estamos com saudade de receber visitas. Desde março de 2020, a equipe do Museu da Vida se voltou completamente para o digital: temos oferecido diversas atividades pelas redes sociais enquanto ainda aguardamos que mais pessoas se vacinem contra a Covid-19. Enquanto continuamos fechados, nossos seguidores podem nos acompanhar pelo site e pelas redes sociais. Confira nossas atividades on-line para o mês de setembro. Siga-nos, compartilhe, comente e interaja conosco!  

A websérie "Paracelso, o fenomenal", que será divulgada no YouTube, é uma das estrelas do mês!

 

No dia 1o de setembro, estreia "Paracelso, o fenomenal". Na websérie, a dupla Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim - o famoso Paracelso - e a assistente Ununúltima fazem peripécias, malícias e mistérios, trazendo para o público um verdadeiro show de ciências.  

Quando: Os episódios serão divulgados nos dias 1, 8, 15 e 22 de setembro 
Onde: YouTube 

Webinário Construindo pontes e quebrando barreiras

Nos dias 15 e 16/9, o Museu da Vida irá realizar o webinário "Construindo pontes e quebrando barreiras", que pretende abordar temas de acessibilidade, arte e educação. A transmissão será ao vivo pelo YouTube do Museu da Vida, e a programação é on-line. Nos dias, o público também contará com intérpretes de Libras durante as atividades. Para participar, basta assistir - não são necessárias inscrições. Confira a programação e participe pelo link youtube.com/museudavida nos dias 15 e 16.

Quando: 15 e 16 de setembro 
Onde: YouTube 

15 anos do Ciência Móvel

Ciência Móvel (CM) comemora 15 anos com ação especial nas redes sociais do Museu da Vida, com o objetivo de resgatar lembranças com base nos relatos e registros fotográficos de todos que fizeram e fazem parte dessa história desde 2006. O prazo de envio é até 31 de outubro.

Quando: A partir de 9 de setembro
Onde: Instagram, Facebook e Twitter 

#CientistasNegras 

Toda segunda é dia de homenagear intelectuais brasileiras negras nas redes do Museu da Vida! Você também pode participar enviando sugestões. 
  
Quando: 6, 13, 20 e 27 de setembro 
Onde: Instagram, Facebook e Twitter 

Os Mensageiros das Estrelas  

Seção quinzenal com novidades do mundo da astronomia. Se você curte o céu, as estrelas, os planetas e outros corpos celestes, não deixe de ouvir o que os mensageiros têm a dizer! 

Quando: Em breve, mais informações
Onde: Instagram, Facebook e Twitter 

#EuNoMuseudaVida 

Toda quinta-feira, um seguidor ganha destaque nas nossas redes por meio de uma foto genial! Para participar, basta marcar as hashtags #museudavida e #eunomuseudavida. Ou, então, marque o perfil @museudavidafiocruz no Instagram. Você pode ser o próximo a aparecer na telinha – ops, não! – no feed do MV! 

Quando: 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro 
Onde: Instagram e Facebook 

#MuseandoPorAí 

Toda sexta-feira, divulgamos em nossas redes uma dica cultural para o fim de semana. Devido à pandemia, estamos dando preferência para atividades on-line. Você tem alguma dica bacana? Envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

Quando: 3, 10, 17 e 24 de setembro 
Onde: Instagram e Facebook 
 
Conta Aí, Mestre 

Seção voltada para a divulgação de trabalhos de alunos formados no curso de mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, da Fiocruz. O que os novos mestres têm a contar sobre suas pesquisas? A entrevista fica disponível no site do Museu e nas redes sociais. 
  
Quando: 3, 8, 24 e 29 de setembro  
Onde: Instagram, Facebook e Twitter 

Click! 

Você sabia que a fotografia científica pode ser uma ferramenta importante de divulgação científica? Nesta seção, nossos educadores trazem imagens dos bastidores da ciência para falar sobre pesquisas e descobertas.  

Quando: 2, 16 e 30 de setembro no Twitter 
7 e 21 de setembro no Facebook e Twitter 

Rebecca de Todas as cores 

A artista Rebecca Gotto é a nossa colunista convidada de agosto a outubro. Em duas postagens para as redes sociais por mês e em uma coluna mensal para o site, Gotto explora temas ligados à saúde pública, questões LGBTQIA+, arte & cultura, feminismo e racismo. 

Quando: 10, 17 e 24 de setembro 
Onde: Site, Instagram, Facebook e Twitter 

 

Publicado em 31 de agosto de 2021
Atualizado em 13 de setembro de 2021

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça