Ir para o conteúdo

O trabalho das primeiras mulheres a ingressarem no Instituto Oswaldo Cruz na década de 1920, bem como a trajetória de algumas cientistas que ainda trabalham na Fiocruz, pautaram dois documentários divulgados recentemente pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). O Museu da Vida foi entender essa história, que acabou virando podcast: "Biobrasil: Mujeres Científicas de la Fiocruz"! Ele foi produzido pelo Museu da Vida, em parceria com o Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca, no âmbito do programa "Brasil es mucho más que samba".

O áudio, que já está no ar, foi dividido em dois capítulos. No primeiro deste especial, a professora Daiane Silveira Rossi, doutora em História das Ciências e pós-doutoranda da COC, nos explica a origem do projeto "Mulheres na Fiocruz: Trajétorias", a enorme documentação, ensaio de cada gravação e os problemas encontrados em decorrência da pandemia. 

No segundo, nossa entrevistada se concentra no documentário "Mulheres na Fiocruz: pioneiras", lançado em fevereiro de 2021. Muitas pesquisadoras desenvolveram suas carreiras de docência e pesquisa entre as décadas de 1940 e 1980, abrindo caminho para futuras gerações. O documentário investiga o contexto histórico-social que cercou o acesso das mulheres às carreiras científicas a partir da década de 1950. Mostra, também, como era a cidade do Rio de Janeiro naqueles anos, a fim de entender como essas mulheres chegaram à Fiocruz e transformaram a instituição.
  
No especial, Rossi também aborda o início do projeto que gerou ambos os filmes, para os quais trabalhou como pesquisadora e roteirista. Além dela, que vem estudando, desde 2019, a memória institucional das mulheres na Fiocruz, outros pesquisadores da COC contribuíram: Aline Lacerda, Luciana Heymann, Luiz Otávio Ferreira, Nara Azevedo e Simone Kropf.


Quer saber mais sobre essa história? Ouça-a no Spotify!

Episódio 1:


Episódio 2: 

 

Publicado em 1 de julho de 2021

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça