Ir para o conteúdo

A Semana de Museus 2021 está entre nós! Com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o evento é liderado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o território nacional entre os dias 17 e 23 de maio. O Museu da Vida sempre marca presença e oferece atividades especiais para a Semana, buscando dialogar com o tema principal. Este ano, o destaque fica por conta do webinário “Enfrentando barreiras para incorporar outras narrativas”, iniciativa do Museu da Vida em conjunto com o Museu Histórico Nacional e o Museu Antônio Parreiras. O webinário - composto por três lives - acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio no YouTube do Museu da Vida e contará com intérpretes de Libras. Além disso, exposições on-line, vídeo dos contadores de histórias e outras surpresas aguardam nossos visitantes! Confira a programação, toda virtual, e participe!

Webinário “Enfrentando barreiras para incorporar outras narrativas”

Dia 17 de maio | “Onde escondemos o racismo nos museus?”
Às 17h, em youtube.com/museudavida
Mediação: Hilda Gomes - coordenadora da Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu da Vida
Convidados: Gabriela de Assis, educadora museal e mestranda no programa de pós-graduação em História das Ciências, Técnicas e Epistemologias
(HCTE-UFRJ), e André Leitão, historiador e assessor de mediação da Fundação Bienal de São Paulo
Com intérpretes de Libras

Recuperar identidades, reconhecer resistências, celebrar resiliência, ocupar lugares, fortalecer autoestima, tecer redes de afeto e apoio, valorizar a diversidade, fortalecer a luta com esperança e reimaginar um mundo melhor. Como enfrentar a discussão do racismo nas instituições museais? Quais alternativas podem surgir para renovar estes espaços com outras narrativas educativas, políticas e museológicas?

Dia 18 de maio | “Qual o futuro da acessibilidade nos museus?”
Às 17h, em youtube.com/museudavida
Mediação: Valeria Abdalla - museóloga do Museu Histórico Nacional
Convidados: Marcia Bamberg, socióloga do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, e Renata Cittadin, museóloga do Museu da Inclusão
Com intérpretes de Libras

O futuro dos museus começa no presente. Como nós, profissionais de museus, estamos atuando hoje para que tenhamos instituições mais acessíveis e inclusivas? Pensar no futuro da acessibilidade nos museus significa eliminar as barreiras que estão ali presentes por anos e foram naturalizadas. Por meio das experiências de nossas convidadas, vamos reimaginar e reinventar os museus para incorporar múltiplas narrativas.

Dia 19 de maio | “Museus na internet pós-pandemia”
Às 17h, em youtube.com/museudavida
Mediação: Ana Paula Campos - coordenadora da Assessoria de Comunicação do Museu Antônio Parreiras
Convidados: Letícia Fernandes, doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona, e Frieda Marti, bióloga e educadora museal do Museu Nacional
Com intérpretes de Libras

Com o fechamento ao público, mesmo os museus antes ausentes no ambiente virtual se apressaram a desenvolver conteúdos os mais diversos voltados para a internet. Visitas virtuais, sites, palestras, oficinas, vídeos e webinários se multiplicaram como únicas alternativas para essas instituições se manterem ativas. Porém, no contexto pós-pandemia, o que ficará dessa experiência? Quais ações se mostraram capazes de conectar o público e a comunidade ao museu? Como essa experiência poderá influenciar na ressignificação dos museus?

Contadores de história: “O que Nina vai aprontar?”

20 de maio, em youtube.com/museudavida
Com intérpretes de Libras e legenda

Nina chega à escola e uma coisa estranha começa a acontecer. Há um bichinho andando por aí. Os alunos se perguntam: será que é barata? Mas, não! É um bichinho bem minúsculo, que pode andar na cabeça de muitas crianças. Se uma criança da sala pega... ixi! Já viu! Todos podem pegar. Estamos sentindo um cheirinho de piolho?! Embarque nessa história! O vídeo foi inspirado num livro do Museu da Vida disponível para download gratuitamente.

Passeio virtual “Castelo de Inspirações”
Disponível no YouTube

Em 2020, a exposição Castelo de Inspirações ganhou uma versão especial no YouTube do Museu: um vídeo em 360 graus! Agora, é possível conhecê-la pelo celular, tablet ou computador e mergulhar em informações históricas.

Exposição virtual “Zika: vidas que afetam”
Disponível em expozika.fiocruz.br

A Fiocruz lançou em 2021 a exposição virtual "Zika: vidas que afetam", produzida pela Rede Zika Ciências Sociais e pela Casa de Oswaldo Cruz, por meio do Museu da Vida. A mostra é fruto de pesquisa científica colaborativa, produzida com intensa participação social, e tem como objetivo alertar para o fato de a Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCVZ) ir além da microcefalia, que é apenas uma de suas manifestações possíveis. Fotos, depoimentos, vídeos e recursos de tecnologia assistiva compõem a mostra.

Exposição virtual “Aedes: que mosquito é esse?”
Disponível em eravirtual.org/aedes

Com uma abordagem lúdica e interativa, a exposição percorre temas como os vírus transmitidos pelo Aedes; a história do mosquito no Brasil, seu ciclo de vida e suas diferentes espécies (entre elas, o famoso Aedes aegypti).

Visita virtual à “Sala de Exposição Entomológica Costa Lima”
Disponível neste endereço.

Um verdadeiro tesouro! A Sala de Exposição Entomológica Costa Lima, que fica no 2º andar do Castelo Mourisco, tem um tour virtual! Para quem mora em outro estado, o gostinho de entrar no prédio e conhecer a coleção de insetos é bom demais! Elaborada por Gabriel Guimarães e Jane Costa, com apoio do Laboratório de Biodiversidade Entomológica (IOC/Fiocruz), o passeio é rico em detalhes e textos informativos. Quando as visitas presenciais podiam acontecer, a Sala cumpria um importante papel de divulgação científica de insetos por reunir, aproximadamente, 100 espécimes representativos da coleção do pesquisador Ângelo Moreira da Costa Lima. Autor de mais de 300 trabalhos científicos e fundador dos estudos em entomologia agrícola, Costa Lima trabalhou com quase todos os grandes grupos de insetos.

Publicado em 4 de maio de 2021

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça