Estudos do cérebro, avanços, benefícios e sua relação com o coronavírus estarão em evidência na "Semana Nacional do Cérebro 2021: Covid-19", que realiza ações virtuais nas redes do Museu da Vida entre os dias 22 e 27 de março.

O público vai navegar por temas das neurociências e os efeitos do coronavírus no cérebro através de atividades e conteúdos compartilhados nas redes sociais do Museu da Vida. Já são mais de 300 estudos em todo o mundo que apontam uma prevalência de anormalidades neurológicas em pacientes com Covid-19.

No dia 25, os pesquisadores Waldir Ribeiro, Clarice Ramiro, Miguel de Oliveira e Suzi Aguiar compartilham um artigo sobre névoa cerebral e Covid-19, e o público poderá conferir aqui no site do Museu da Vida.

Dando sequência às atividades, Lívia Valentin, doutora em neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Harvard Medical School, conversa sobre como o cérebro pode ser atacado pela Covid, durante um bate-papo com a educadora do Museu da Vida Paula Bonatto e a jornalista Renata Fontanetto, no dia 26, às 16h, direto do YouTube do Museu da Vida.

O Realejo Cerebral também chega às redes do Museu com curiosidades sobre o principal órgão e centro do sistema nervoso ao longo da semana, junto com o Click e cards que abordam o tema do cérebro e a Covid-19. Para fechar a Semana do Cérebro, estreia no sábado (27) a série "O Cérebro e os Sentidos", que aborda o tema e a relação com os 05 sentidos.

"A Semana do Cérebro no Museu da Vida é sempre um evento bem legal e muito divertido! Compartilhamos com o nosso público as experiências e atividades realizadas, dialogando com temas atuais e importantes para a ciência e a saúde. Para esta semana de 2021 estamos com uma programação prá lá de especial nas redes do Museu, não deixe de nos acompanhar!", convida Suzi Aguiar, uma das coordenadoras da Semana do Cérebro do MV.

A "Semana Nacional do Cérebro 2021: Covid-19" tem como objetivo aumentar a conscientização pública sobre o progresso e os benefícios da pesquisa, reunindo esforços na divulgação das neurociências, promovida pela organização mundial de neurocientistas e médicos da European Dana Alliance for the Brain.

Publicado em 19 de março de 2021.