Ir para o conteúdo

Objeto em Foco: Microscópio  
Microscópio trinocular Leitz Ortholux
Material: Metal, vidro
Fabricante: Ernest Leitz
Local: Wetzlar, Alemanha
Dimensões: 49 x 28 x 47 cm

Um microscópio fabricado por quase cinco décadas. Diante de tantos avanços tecnológicos ocorridos ao longo do século XX, ficamos curiosos para saber o que este equipamento possui para ter sido utilizado por tanto tempo. Vamos conhecer o microscópio considerado um clássico dos equipamentos de microscopia? O que ele tinha para merecer esta fama?

Inspirado nos traços do estilo art decó, o Ortholux foi fabricado entre 1937 e 1972 pela empresa alemã Ernest Leitz. Considerado como um dos mais versáteis microscópios óticos do período, ele foi o primeiro microscópio a usar uma abordagem totalmente modular. Vários acessórios poderiam ser adicionados ao suporte básico, como fluorescência, polarização e fases. Antes dele, os fabricantes vendiam os equipamentos para um espectro, limitando a versatilidade do uso.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, o fabricante de equipamentos óticos Leitz, assim como outras grandes empresas, produziram aparelhos de alta tecnologia para o exército alemão. O dono da empresa, Ernest Leitz, era um protestante filiado ao partido Nazista, porém com a intensificação da perseguição aos judeus e outros grupos de resistência ao regime, ajudou pessoas a fugirem do país. As pessoas ajudadas por Leitz eram treinadas propositalmente para trabalhos específicos, como na linha de produção de lentes e lâmpadas para microscópios, que somente poderiam ser realizados em filiais da empresa no exterior, especialmente nos Estados Unidos.

Propaganda do microscópio Ortholux, no periódico Science, na década de 1950.

Durante o longo período em que este modelo foi fabricado, a ciência e a tecnologia se desenvolveram em diversos ramos, e os equipamentos científicos acompanharam este processo. O microscópio Ortholux foi produzido com a capacidade de agregar algumas das recentes tecnologias da época. Ele tinha a capacidade de atender diversas demandas de pesquisa por diversificar o tipo de iluminação de acordo com a amostra observada. Além disso, com este equipamento a observação podia ser feita ao mesmo tempo em que, com o auxílio de uma câmera fotográfica, poderiam ser realizadas microfotografias das amostras.

Este equipamento, doado em 2015 para o acervo do Museu da Vida pela pesquisadora Ortrud Monika Barth, foi utilizado até a década de 2000 em estudos sobre morfologia e morfogênese de diferentes patógenos, como os vírus da dengue, da hepatite C e o poxvírus, no Departamento de Virologia do Instituto Oswaldo Cruz.

Para saber mais:

CONNOLLY, Kate. Behind the camera - secret life of man who saved Jews from Nazis. The Guardian, Berlin, 10 feb., 2007. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2007/feb/10/secondworldwar.germany

LEICA. Cronologia. Disponível em: https://leica.pt/leica-uma-cronologia-de-sucesso/http://waywiser.fas.harvard.edu/people/238/ernst-leitz-company

LEITZ WETZLAR. Instructions for the Ortholux Microscope. Disponível em: http://earth2geologists.net/Microscopes/documents/Leitz_Ortholux1_instructions.pdf

 

Créditos

Objeto em Foco é um produto de divulgação do acervo museológico sob a coordenação de Pedro Paulo Soares e Inês Santos Nogueira, do Serviço de Museologia do Museu da Vida.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça