Museus, branquitude e antirracismo
O grupo de pesquisa museologia experimental e imagem, da Unirio, tem uma conta no Instagram que é pura inspiração: @grupodepesquisamei. Por lá, no dia 17 de junho, eles fizeram uma postagem convidando os seguidores e demais interessados ao seguinte debate: "Museus, branquitude e antirracismo". Se você tem pesquisas, textos, artigos ou outras reflexões próprias sobre museologia antirracista, chegue na postagem deles lá no Instagram e contribua para o debate! Segue um trechinho do que eles publicaram:
"Cadê os museus na luta antirracista? Como DEVEM contribuir? Esses espaços estão dispostos a tocarem as feridas abertas da história? Ainda pouco se critica a branquitude nos museus internamente. Temos diversas pessoas estudando e apontando isso há um tempo, mas e as ações práticas capazes de mudar essa realidade?"
Cinema e democracia
O Galpão Bela Maré, do Complexo do Maré, irá realizar uma live na sexta, dia 19, às 16h, no Instagram @galpaobelamare. O assunto é super atual: fazer uma reflexão sobre cinema e democracia a partir de dois minidocumentários que estão disponíveis no YouTube e que foram feitos pela produtora Cinema Independente Filmes. São eles: 8M e Pogrom; Em ambos, a temática da democracia conduz o fio narrativo. Fique atento ao Instagram do Bela e, caso você perca a live na sexta, aproveite o fim de semana para assistir pelo IgTV do perfil.
Edição de 19 de junho de 2020