Desde 2017, o Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Museu da Vida vem construindo estratégias para implementar atividades para pessoas com deficiência e enriquecer o debate sobre acessibilidade no MV. Um dos resultados foram os eventos realizados nos últimos anos, que reuniram especialistas e estudiosos no tema dentro da Fiocruz. Muitas entrevistas e depoimentos estão disponíveis no YouTube do Museu da Vida, na playlist “Acessibilidade”. Reunimos alguns desses vídeos e convidamos você a acessar o conteúdo do YouTube para mergulhar no assunto e semear o debate por aí!
1) Patrícia Dorneles - Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Patrícia fala sobre a importância da acessibilidade cultural.
2) Daina Leyton - Profissional do Museu de Arte Moderna de São Paulo, ela pontua o que é acessibilidade atitudinal.
3) Viviane Sarraf - Consultora da empresa Museus Acessíveis, ela expõe a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
4) B
5) Isabel Portella - Coordenadora da Rede de Acessibilidade em Museus (RAM), ela destaca que a acessibilidade deveria ser uma preocupação de todos os cidadãos, não somente das pessoas com deficiência.
6) Camila Alves - Psicóloga, professora e pesquisadora, ela aborda no vídeo o conceito de capacitismo.
7) Leonardo Oliveira - Consultor do Museu Histórico Nacional, ele conversou com a equipe do MV sobre a diferença entre integração e inclusão, destacando a importância de projetos desenvolvidos não "para" pessoas com deficiência, mas "com" pessoas com deficiência.
Quer continuar assistindo aos vídeos? Acesse a playlist no YouTube aqui!
Compartilhe!
Publicado em 21/4/2020