Já está disponível a chamada pública para o processo seletivo para o curso de Especialização 2020 em Divulgação e Popularização da Ciência. O curso visa formar especialistas que possam atuar na presente e crescente demanda de mediação entre ciência, tecnologia e sociedade, incorporando a reflexão crítica necessária para a produção de diferentes processos e atividades de divulgação e popularização da ciência.
Desenvolvido por uma equipe multiprofissional, o curso é destinado a um público diverso: museólogos e outros profissionais ligados a museus e centros de ciência, cultura e arte; comunicadores; jornalistas; cientistas; educadores; sociólogos; cenógrafos; produtores culturais; professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação e popularização da ciência.
Com 390 horas de carga horária, o curso é constituído por módulos que abordam aspectos históricos e conceituais do campo da divulgação científica; uma discussão introdutória sobre metodologia de pesquisa; oficinas instrumentais sobre interpretação e elaboração de textos acadêmicos; um ciclo de seminários que abrange assuntos variados; disciplinas eletivas; e o módulo final, com o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
Para a elaboração do TCC, o discente será orientado por ao menos um docente do curso. O trabalho poderá ser uma monografia sobre tema ligado à Divulgação e Popularização da Ciência ou o desenvolvimento de um produto ou processo de Divulgação e Popularização da Ciência, com relatório incluindo discussão e problematização embasadas na literatura sobre o desenvolvimento deste produto ou processo.
O curso é gratuito e as aulas terão início em 9 de março e serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h, majoritariamente no Centro de Documentação em História da Saúde, no campus da Fiocruz. O aluno deve, porém, estar preparado para algumas atividades externas nas instituições parceiras e em outros espaços.
O curso conta com até 20 vagas e é promovido pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC), em parceria com Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Fundação Cecierj, Casa da Ciência/UFRJ e Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Para mais detalhes sobre o curso, ações afirmativas e os documentos necessários para a inscrição, acesse a chamada pública.
As inscrições podem ser feitas na Plataforma Siga, da Fiocruz.
Publicado em 04/12/2019.