Asfoc-SN em defesa e valorização da ciência e tecnologia
Folhetos e vídeos sobre o trabalho realizado pelo Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública.
Público: adolescentes, adultos e idosos
Biodiversidade e Saúde Silvestre
Apresentação do aplicativo SISS-Geo, que, com a participação da sociedade e o uso de tecnologia móvel, monitora a saúde de animais silvestres e gera alertas sobre a circulação de agentes infecciosos, como o vírus da febre amarela. Os visitantes serão convidados a percorrer um circuito onde deverão encontrar modelos de animais em diversas condições de saúde, que deverão ser fotografados e registrados no SISS-Geo, demonstrando como essas informações são utilizadas pelos serviços de saúde para a prevenção de doenças e a conservação da biodiversidade. Os visitantes poderão, também, montar modelos tridimensionais de vetores das principais doenças infecciosas no Brasil.
Público: todos
Bioeconomia e a sociedade do futuro
Jovens cientistas da Fiocruz demonstram para os visitantes que a bioeconomia está nas vacinas, nos remédios, na água e, principalmente, deve estar nas nossas atitudes!
Público: todos
Conhecendo as parasitoses intestinais: um papo de cocô que fica interessante
A atividade apresenta o ciclo evolutivo dos parasitos intestinais de maneira lúdica e criativa, com observação ao microscópio, exposição de vermes conservados, peças sintéticas e uma caixa que detecta sujeira.
Público: todos
Desafios da pesca artesanal no Canal do Cunha
Exposição fotográfica sobre o canal do Cunha, o rio Faria Timbó e a Baía de Guanabara, discutindo os desafios de quem sobrevive da pesca artesanal nesses locais.
Público: todos
Detetives da alimentação saudável
Por meio de uma caixa reveladora, os participantes deste jogo vão descobrir o que significam termos como segurança alimentar, agroecologia e alimentos ultraprocessados. Ao final da atividade, os visitantes recebem de presente uma surpresa deliciosa!
Público: todos
Doença de Chagas: biologia e taxonomia dos vetores
Exposição sobre os principais vetores da doença de Chagas. Os participantes ganharão um atlas e cards sobre o tema.
Público: adolescentes, adultos e idosos
Experimentando consciência na bioeconomia
Oficinas que vão discutir as diversas formas de se obter e utilizar a energia elétrica, de maneira simples e sustentável, sob a perspectiva da bioeconomia. Os participantes poderão levar o resultado de seus experimentos para casa.
Público: todos
Fibrose cística: você conhece?
Oficina de jogos com o objetivo de divulgar informações sobre esta doença crônica que afeta pulmões, pâncreas e sistema digestivo.
Público: todos
Fungos são a cara da riqueza
Atividade exploratória sobre as formas de utilização dos fungos e seu potencial para o desenvolvimento ambientalmente sustentável da ciência e tecnologia do país.
Público: todos
HIV e Aids: tire suas dúvidas
A proposta desta atividade é discutir tópicos importantes sobre HIV/Aids a partir da interação com maquetes, jogos, instalações e oficinas. O objetivo é que os participantes tirem suas dúvidas sobre o tema.
Público: todos
Insetos na bioeconomia: uma aventura pelos biomas do Brasil
Exposição sobre os insetos dos diferentes biomas brasileiros e sua importância para um desenvolvimento sustentável. Os participantes poderão utilizar uma lupa para conhecer melhor alguns desses insetos.
Público: todos
Minha horta PET, minha vida
Se você já perdeu plantinhas por falta de tempo de regar, esta atividade é pra você! Que tal aprender a montar uma horta com material do cotidiano, sustentável e que não precisa regar todo dia?
Público: todos
Minilaboratório de vacinas
Estande interativo que representa as etapas de produção das vacinas e o funcionamento de alguns processos de pesquisa.
Público: todos
Nos bastidores do arquivo
Demonstração do tratamento técnico de acervos de arquivos, desde as técnicas de conservação até a disponibilização para o público.
Público: todos
Olho vivo no barbeiro: por que este inseto impacta na bioeconomia
De forma lúdica, a exposição apresenta o inseto chamado barbeiro, transmissor da doença de Chagas, e as medidas de prevenção.
Público: todos
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e a Agenda 2030
A atividade é um jogo de tabuleiro gigante abordando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.
Público: adolescentes
Percevejo de cama: a contramão do desenvolvimento sustentável
A exposição mostra o desenvolvimento, a dispersão e a infestação do percevejo, inseto comum no meio urbano, além de abordar as principais medidas de prevenção e controle do inseto.
Público: todos
Plâncton: criaturas invisíveis, mas muito úteis
Os visitantes vão conhecer o plâncton e seu papel ecológico, desde a manutenção da cadeia alimentar aquática até a produção de oxigênio para a atmosfera. A exposição mostrará também a utilidade do plâncton na indústria alimentícia, farmacêutica e de biocombustíveis.
Público prioritário: todos
Plantas medicinais: da semente à farmácia
Oficina dividida em quatro partes que representam a cadeia produtiva das plantas medicinais na indústria farmacêutica. A atividade aborda desde a plantação de mudas medicinais até a fabricação de comprimidos, passando pela preparação de chás e extratos, e a testagem dos componentes ativos da planta.
Público: todos
Qualidade de mel e pólen de abelhas para consumo humano
O público poderá conferir a variabilidade e as qualidades físico-químicas aparentes do mel de abelhas e pólen apícola, aprendendo a identificar impurezas e contaminações e se o produto serve ou não para consumo.
Sinal vermelho
O assunto é: menstruação. Será que sabemos o suficiente sobre esse tema? Quanto lixo é gerado com os absorventes descartáveis? Existem alternativas a eles? Muito mais do que perguntas e respostas, esta atividade é um convite à reflexão. Participe!
Público: adolescentes e adultos
Vetores da Leishmaniose
Apresentação sobre os vetores da leishmaniose, medidas preventivas, ações de promoção da saúde e atividades de educação em saúde.
Público: todos
Vigilância Sanitária: contribuição para a promoção e recuperação da saúde
A exposição aborda o uso racional de medicamentos e o papel das vacinas na prevenção de doenças, além de destacar a importância da leitura dos rótulos dos alimentos para a prevenção ao consumo excessivo de sal.
Público: todos
***
No Espaço Lounge:
Exposições literárias e interativas: preservação do meio ambiente
Livros, muitos livros (alguns para sorteio!), além de um tapete literário para a contação de histórias. Algumas delas falarão sobre preservação do meio ambiente e, com foco na reciclagem, as crianças poderão confeccionar bilboquês utilizando garrafas pet.
Horário: 13h30 às 14h30
Público: crianças
Você tem fome de quê?
Apoiada na ideia de que “comer é um ato político”, esta atividade aborda a alimentação sob diferentes aspectos, em uma roda de conversa plural, formada por pesquisadores, camponeses, coletivos e ativistas sociais. O público, é claro, está convidado a participar deste debate, registrando também suas ideias. Além da roda de conversa, cartazes dispostos em um varal completam a atividade.
Horário: 14h30 às 15h30
Público: adolescentes, adultos e idosos
Que ciência é essa?
Nesta esquete teatral, Ana e Hugo, duas crianças curiosas, tentam descobrir qual a profissão da irmã de Ana, e acabam conhecendo um instituto de pesquisa e o universo da ciência de animais de laboratório.
Horário: 15h30 às 16h30
Público: crianças