De hoje (10/7) até sábado (13/7), o caminhão do Museu da Vida realiza atividades de ciência e arte no Parque de Exposições e Eventos do município de Conceição do Castelo, no Espírito Santo. Além do cine-ciência e do planetário digital inflável, os visitantes também poderão conferir a bancada dos microscópios, a bancada dos insetos, os modelos anatômicos, os jogos e vários os equipamentos para experimentar a transformação da energia, como a pilha humana, a cadeira giratória e o girotec (foto). Mas a grande novidade em Conceição do Castelo fica por conta da exposição "Dinossauros Brasileiros", que faz sua estreia em viagens do Ciência Móvel.

Nessa exposição, o público pode conhecer o Staurikosaurus pricei, o dinossauro mais primitivo do Brasil e um dos mais primitivos do mundo, que viveu há mais de 200 milhões de anos. Pode também se surpreender com uma pegada de um grande dinossauro carnívoro, feita há 136 milhões de anos e até hoje perfeitamente preservada. Criada em parceria com o Museu Nacional da UFRJ, a exposição traz um pouco dos dinossauros que viviam no Brasil pré-histórico, animais do passado que povoam nosso imaginário. Apresenta também o Santanaraptor placidus, um dinossauro carnívoro que viveu no nordeste brasileiro cerca de 65 milhões de anos atrás e possuía parentesco próximo com o famoso Tirannosaurus rex!

Outras exposições que viajam com o Ciência Móvel são "Mini Darwin" e "Rios Brasileiros".

Sobre o Ciência Móvel

Espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência, o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da SanofiEDF Norte FluminenseDow e Halliburton, por meio da Lei Rouanet.

Em 2019, o Ciência Móvel já esteve em sete municípios mineiros (Passa Tempo, Lagoa Dourada, Capitão Andrande, Nova União, Perdigão, Nova Serrana e Uberaba), além de Paracambi, no Estado do Rio de Janeiro. Em 2018, o Ciência Móvel visitou 14 cidades da Região Sudeste, recebendo mais de 62 mil visitantes. Quer saber como foram as últimas viagens do museu itinerante? Confira nos nossos álbuns de fotos!

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Parque de Exposições e Eventos Joaquim Pinto Filho (Sanfonão)
Endereço: Rodovia ES 165, s/n - Pedro Rigo, Conceição do Castelo (ES)
Dias/horários:
10 de junho, quarta-feira - 8h30 às 12h e 13h30 às 16h30
11 de junho, quinta-feira - 8h30 às 12h, 13h30 às 16h30 e 18h às 20h
12 de junho, sexta-feira - 8h30 às 12h e 13h30 às 16h30
13 de junho, sábado - 8h30 às 12h
Prefeitura de Conceição do Castelo (ES): (28) 3547-1101 ou www.conceicaodocastelo.es.gov.br
Comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 10/7/2019.