A gente coloca o dedo no nariz e, ao tirá-lo, se depara com uma meleca. Pode acreditar: se a gente não produzisse meleca, várias impurezas do ar que respiramos iriam parar no pulmão. O sistema respiratório é um dos sistemas que a exposição "Aventura pelo corpo humano" retrata. A mostra inaugura no dia 4 de junho na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo.

Pensada para crianças de 5 a 7 anos e acompanhantes, o objetivo da exposição é levar ao público infantil uma série de atividades lúdicas e interativas. Por exemplo, um nariz gigante inflável, onde é possível sentir pelos, melecas (falsas, claro!) e debater sobre a importância da respiração. Há, também, atividades sobre os sistemas digestivo, circulatório, nervoso, esquelético, muscular, tegumentar e outros! Calma... o que é tegumentar? É o sistema da pele e outros anexos, como unhas, pelos e glândulas.

Por meio do tato, da observação, da escuta e do olfato, a exposição convida os visitantes a viajar por dentro do corpo. O "Quebra-cabeça dos órgãos" estimula os visitantes a perceber e notar a localização de órgãos do tórax. Já em "Semelhanças e diferenças", é possível explorar o cérebro e o coração, discutindo suas estruturas, funções e estabelecendo uma comparação entre humanos e animais. Se você gosta de colocar a mão na massa, que tal modelar gesso para fazer um minicérebro? Na estação "Modelando o cérebro" haverá como fazer o seu, além de ter uma conversa bacana sobre como esse órgão controla todas as funções em nosso corpo.

“O público encontrará atividades e oficinas interativas, como, por exemplo, a atividade "Mexa o esqueleto", onde os visitantes dançam com um jogo de videogame, e também alguns ossos e um cérebro humanos, itens do Museu de Anatomia da UFRJ que poderão ser tocados”, explica Livia Mascarenhas, coordenadora de programação da Casa da Ciência. Segundo ela, o espaço cultural também oferecerá atividades próprias, como o Ciência para curtir, que acontecerá no dia 13 de junho, das 14h às 17h. “Todas as nossas atividades são sempre divulgadas nas redes sociais da Casa: Facebook e Instagram. Fiquem de olho por lá para conferir as atividades complementares que serão informadas em breve”, complementa.

Para Miliana Fernandes, do Serviço de Itinerância do Museu da Vida, diante do atual cenário de cortes e contingenciamento de verbas públicas no país, principalmente das instituições de ciência e tecnologia, é fundamental unir esforços em prol da permanência e diversificação das atividades de divulgação e popularização da ciência que buscam promover o engajamento social. “Nosso objetivo é sempre fortalecer a ação das instituições públicas e potencializar seu diálogo junto a diferentes públicos oferecendo nosso portfólio de exposições itinerantes como uma estratégia de aproximação e comunicação”, defende.

“Aventura pelo corpo humano” é financiada pela Faperj e desenvolvida pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. A mostra faz parte do projeto “Ciência para pequenos curiosos”, que visa o desenvolvimento e a montagem de um ambiente expositivo especificamente elaborado para o público infantil.

Serviço: "Aventura pelo corpo humano"
Temporada: 4 de junho a 4 de agosto de 2019
Horários: Terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. Endereço: rua Lauro Müller, nº 3, Botafogo (ao lado do Shopping Rio Sul)
Telefone para agendamento: (21) 3938-5444
Oficinas: consulte as redes sociais da Casa da Ciência para saber os horários e dias de algumas atividades dentro da exposição
Agendamento: Entrar em contato pelo telefone acima ou pelo e-mail ‘Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.’. O agendamento é indicado para grupos com mais de dez pessoas.

Publicado em 23/5/2019