Ir para o conteúdo

Você certamente conhece as olimpíadas e algumas de suas modalidades esportativas. Mas sabia que as olimpíadas não fazem parte apenas do universo do esporte? Elas também estão presentes no campo da ciência. Como são organizadas? Quem participa? Quais os objetivos? Que papel desempenham na divulgação e popularização da ciência? Para debater essas e outras questões, o próximo seminário do Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência terá como tema "Olimpíadas de Conhecimento". O evento acontecerá no dia 29 de abril, segunda-feira, às 14h, no auditório do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), localizado no campus sede da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, nº 4.365). O seminário contará com palestras de Eugênio Reis Neto, vice-coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e Ana Lucia Soutto Mayor, pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Com o título "Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA): divulgação científica e formação continuada de professores - desafios e perspectivas na educação básica", a palestra de Ana Lucia vai apresentar a OBSMA e destacar a abordagem transdisciplinar dessa iniciativa e de suas oficinas pedagógicas, realizadas com professores das redes públicas de ensino, demonstrando a importância das diferentes linguagens artísticas nos processos pedagógicos voltados para as relações entre saúde e meio ambiente na sala de aula. 

Já na palestra "Olimpíadas científicas, divulgando ciência e encontrando novos talentos", Eugênio vai mostrar como essas olimpíadas podem ser uma excelente oportunidade para divulgar ciência, despertar a curiosidade dos estudantes, melhorar o rendimento escolar, encontrar novos talentos e abrir portas no Brasil e no exterior. Existem hoje diversas iniciativas - estaduais, nacionais e internacionais -, algumas já consagradas, outras ainda em suas edições iniciais, conquistando seus públicos. Eugênio vai falar, em especial, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que, em 2019, chega à 22ª edição, e de seus desdobramentos, como a Mostra Brasileira de Foguetes e os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia.

O evento é grauito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Saiba mais sobre os palestrantes

Ana Lucia Soutto Mayor é pesquisadora em saúde pública do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC-PROVOC) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Coordena, desde 2016, a Regional Sudeste da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), vinculada à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. É doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente aposentada do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), onde lecionou literatura e língua portuguesa em turmas de educação básica, atuando também na formação inicial e continuada de professores. 

Eugênio Reis Neto é mestre em astronomia e doutor em geofísica pelo Observatório Nacional e especialista em divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde pela Fiocruz. De 2013 a 2018, foi coordenador de educação em ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), onde organizou e coordenou diversos eventos ligados à divulgação de ciência e tecnologia, como os eventos integrados da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e as Semanas de Astronomia do Vale do Café. Atualmente, é vice-coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e responsável pela seleção e pelo treinamento de estudantes do ensino médio que compõem as equipes brasileiras para a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) e a Olimpíada Internacional de Astronomia Astrofísica (IOAA).

Sobre a Especialização

O Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência é resultado da colaboração entre Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (RedPOP) e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC). Desenvolvido por uma equipe multiprofissional, o curso é destinado a museólogos e outros perfis ligados a museus e centros de ciência, cultura e arte; comunicadores; jornalistas; cientistas; educadores; sociólogos; cenógrafos; produtores culturais; professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático, seja no âmbito acadêmico, na área da divulgação e popularização da ciência.

SERVIÇO
Seminário "Olimpíadas de Conhecimento" 
Palestrantes: Ana Lucia Soutto Mayor e Eugênio Reis Neto
Data: 29 de abril (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS)
Endereço: Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ (perto da passarela 6, dentro do campus da Fiocruz)

Publicado em 18/4/2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça