Ir para o conteúdo

Estufa para fixação de lâminas 
Fabricante: Wiesnegg
Material: metal/vidro 
Local: França - década de 1900
Dimensões: 73 x 42 x 34 cm

Esta estufa foi utilizada nas primeiras décadas do século passado nos laboratórios de química e bacteriologia do Instituto Oswaldo Cruz. Ela é formada por paredes duplas em que o ar quente circula por meio de aquecimento a gás. Seu interior é constituído por porcelana e é capaz de suportar temperaturas que passam dos 200°C. Pela porta de vidro era possível acompanhar o experimento e, com as duas ventosas da parte frontal, era possível fazer com que o ar de dentro saísse. O uso desta estufa está ligado à dessecação de substâncias por ar seco, evaporação rápida ou esterilização de instrumentos.   

Este equipamento foi criado pela manufatura de Victor Wiesnegg, um renomado fabricante e negociante de aparelhos científicos da França. Wiesnegg fundou sua manufatura em 1850, primeiramente na rua Maçons-Sorbonne (atual rua Champollion), em Paris, localizada ao lado da loja de produtos químicos Fontaine. Uma explosão ocorrida na loja vizinha, em 1869, que causou a morte de várias pessoas, fez com que Wiesnegg mudasse o endereço de seu empreendimento para a rua Gay-Lussac, no mesmo bairro. 

Manufatura de equipamentos científicos Wiesnegg, em 1882. (Imagem: BIU Santé Paris)

Em suas novas instalações, Wiesnegg desenvolveu uma indústria próspera e manteve mais proximidade com cientistas como Henri-Sainte-Claire Deville, Louis Pasteur, Charles Chamberland e Dr. Roux. Em conjunto, construíram instrumentos científicos de que precisavam para seus experimentos. Esta proximidade resultou em parcerias para o desenvolvimento de equipamentos, como fornos de alta capacidade - capazes de fundir metais - e estufas com controle de temperatura, ideais para pesquisas na área da bacteriologia. 

Mesmo após o falecimento de Victor Wiesnegg, seu estabelecimento se manteve associado até o ano de 1900 a laboratórios de pesquisa da École Normale Supérieure, da Faculdade de Ciências, do Instituto Pasteur e da Faculdade de Medicina, todos na França. No início do século XX, a companhia era reconhecida como especialista internacional em aparelhos de assepsia, esterilização e foi premiada nas Exposições Universais. 

Para saber mais:

Monsieur l'Abbé Georges Wiesnegg. Bulletin de Saint-Michel. Paris, Ed. Guillebert J., 1914. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6522732z/f16.image.r=wiesnegg

Revue des instruments de chirurgie; bulletin mensuel illustré des instruments et appareils en usage dans les sciences médicales. Disponível em: http://www.biusante.parisdescartes.fr/histoire/images/index.php?refphot=med110220x1891x0082.

 

Publicado em 04/01/2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça