Ir para o conteúdo


A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia bombou! Realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a 14ª edição contou com o tema "A matemática está em tudo!". Entre 24 e 28 de outubro, uma série de atividades gratuitas e abertas ao público aconteceram no campus da Fiocruz! 

 

 

Culturas históricas, símbolos matemáticos e um jardim inteiro para explorar, bem ali no meio do Parque da Ciência! ;)

No Jardim dos Códigos, por exemplo, no Parque da Ciência, os visitantes puderam relacionar códigos e símbolos de diversas culturas com a linguagem matemática. Outra atividade irada que rolou, "Garotas rebeldes na matemática e ciências afins", apresentou histórias de mulheres em algumas áreas do conhecimento, abordando o protagonismo da mulher na ciência. 

E não pense que as atividades da Fiocruz aconteceram apenas em Manguinhos! O Ciência Móvel esteve todo serelepe em Barra Mansa, entre 25 e 27 de outubro. Já a cidade de Paraty, também no Rio de Janeiro, recebeu a exposição "Pesos e medidas: vale quanto pesa?", que faz um passeio incrível pela história de balanças utilizadas desde a primeira década do século 20 até períodos mais recentes, mostrando suas diversas finalidades.

 

 

 

 

Sabia que a astronomia está cheinha de matemática? Para descobrir essa relação, o Planetário Digital ajuda!


Confira a programação completa do que rolou por aqui ou navegue por cada um dos dias de atividades (25, 2627 e 28/10):

25 de outubro – Quarta-feira

Matemática X Entomologia – Diversidade, Simetria e Visão 3D – Instituto Oswaldo Cruz

A Matemática está presente em tudo a nossa volta, inclusive nos insetos Mas qual seria a relação entre a matemática e os insetos Vamos calcular? Desde a conhecida diversidade dos insetos, a simetria de várias espécies de insetos, a curiosidades sobre espécies específicas, podemos concluir que a matemática se encontra muito mais presente nos insetos do que imaginávamos. Através de exemplos práticos evidenciamos a relação próxima da matemática e a natureza. Para esta atividade nossa equipe estará organizada em três frentes de trabalho: Visita guiada aos jardins, tenda sobre diversidade entomológica com exibição de vídeo e curiosidades e Oficina de confecção de óculos 3D.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Show de Ciência – Casa de Oswaldo Cruz / Museu da Vida

O show de Ciências é uma atividade interativa que se caracteriza pela apresentação/desenvolvimento de experimentos de diversas áreas da ciência apresentados através de uma história, situação ou questão cotidiana de forma a estimular a curiosidade no espectador. Durante a realização dos experimentos, o público é convidado a interpretar, discutir e analisar o fenômeno apresentado de forma a propiciar a inclusão do espectador na narrativa da atividade.

Dias: 24 a 27/10
Horário: 11:00h e 14:30
Local: Anfiteatro - Centro de Recepção do Museu da Vida

Olho vivo no barbeiro – A matemática na dinâmica da transmissão da doença de Chagas – Instituto Oswaldo Cruz

Através de explicações e atividades lúdicas, mostraremos como a matemática se encontra na dinâmica da transmissão da doença de Chagas e como os números nos ajudam a conhecer o comportamento dos insetos e a identificar os bons vetores do agente etiológico causador da enfermidade de Chagas. Através da matemática também podemos aprender sobre a viabilidade do Trypanosoma cruzi em diferentes alimentos que podem ser contaminados após o contato com o inseto barbeiro.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Aprenda divertidamente o papel da robótica e matemática nas ciências da vida com Lego – Instituto Oswaldo Cruz

Iremos expor modelos Lego da linha de robótica Mindstorms. Durante a atividade faremos a exposição/manipulação de experimentos diversos, onde o público poderá interagir de diferentes maneiras, incluindo: Controle manual e programação do robô; Mistura e diluição seriada de soluções coloridas (corantes alimentícios); Leitura das cores das soluções com sensor de cor Lego e comparação com espectrofotômetro de laboratório (cedido pelo LaBECFar); Experimento com soluções de densidades diferentes; Experimento com indicador natural de pH usando suco de repolho roxo, etc. Novas operações poderão ser introduzidas de forma interativa pelo público usando a interface de programação visual do software da Lego. Complementando a atividade, iremos exibir uma compilação de vídeos mostrando como a robótica é importante na pesquisa farmacêutica de novos medicamentos. Também será apresentado o robô solucionador do cubo de Rubick, MindCub3r que faz a leitura das 6 faces do cubo usando um sensor de cores, e em seguida movimenta automaticamente o cubo para resolvê-lo usando uma sequência de passos determinados através de um algoritmo. Crianças e adultos irão aprender se divertindo ao competir com o robô para a solução do cubo no menor tempo. Conceitos como matemática, robótica e programação serão abordados. Para estas atividades, iremos precisar de pelo menos dois alunos de PG para atuar como monitores (um para cada turno), auxiliando na interação com o público e no preparo das atividades.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Prédio da Cavalariça

EuGene - Nome no Genoma – Instituto Oswaldo Cruz

Trata-se de um programa de computador desenvolvido para criar um caça-palavra com o nome de uma pessoa, em um fundo de sequência de DNA (ou proteína), com o intuito de simular o trabalho de bioinformática de identificação de um gene em um genoma. Possui 3 níveis de dificuldades. Além do nome da pessoa, palavras como gene, genoma, proteína, e outras relacionadas ao tema são também embaralhadas, na forma "normal" ou escritas ao contrário, no fundo de DNA ou proteína.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A Dinâmica Molecular – Instituto Oswaldo Cruz

Nesta atividade vamos descrever como os modelos matemáticos podem ser usados para representar o comportamento de um sistema biológico, como uma proteína. Faremos essa atividade através da utilização de programas disponíveis para montagem de peptídeos e visualização de dinâmicas moleculares.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Estande Asfoc-SN - Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz

Realizaremos distribuição de folhetos, brindes e informações sobre ações do Sindicato voltadas para o tema. Colocaremos no local uma TV, a qual, durante o período de funcionamento do estande, para passará vídeo sobre a ASFOC-SN.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Prédio da Cavalariça

Jogo das Vacinas – Biomanguinhos

O jogo de vacinas é um tapete (tipo Ludo), e tem dados grandes, para que as crianças sejam os pinos, a ideia é que seja estimulado maior número de pessoas imunizadas, fazendo com que os grupos ganhem pontos cada vez que responderem certo sobre tipos de vacinas, doenças e assuntos afins.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Mostra sobre Vigilância Sanitária – Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS

Uma mostra com exibição de cartazes caricaturados sobre as diversas situações do dia a dia e com foco do olhar da Vigilância Sanitária.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A Matemática que cura e a Matemática que mata no uso de medicamentos – Farmanguinhos

Exposição que orienta a comunidade sobre as principais vias de administração dos medicamentos, a quantidade prescrita e os perigos da automedicação, as diversas apresentações dos medicamentos (comprimido, cápsula, solução, etc); e demonstração e cálculo dosagem/kg de peso.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Matemática em saúde: Cuidando de sua saúde com os números - Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) / Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST)

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Matemática no mercado: dividindo suas compras segundo o guia alimentar para a população brasileira - Nutrição [Cogepe (NUST e Creche), EPSJV, Biomanguinhos, ENSP e INI]

Elaborar um estande semelhante a um mercado sustentável com decoração realizada através de pallets e/ou cestas organizadoras e caixas de madeiras, onde haverá embalagens de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. Cada participante escolherá em média 10 desses alimentos e logo após, a equipe de nutrição irá avaliar a qualidade das compras, informando ao participante qual é a categorização das mesmas com base no guia alimentar para a população brasileira e realizar orientações nutricionais.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Trilha científica Oswaldo Cruz - Casa de Oswaldo Cruz / Museu da Vida

A trilha científica Oswaldo Cruz é uma caminhada pelo campus de Manguinhos, que pretende tratar de história, ecologia e ciência ao longo de uma caminhada que passa por alguns pontos de interesse no campus. A trilha terá a duração de 1:00 h, saindo do Centro de Recepção do Museu da Vida e passando por cinco pontos de interesse botânico-histórico-ecológico: pitangueira, chichá-fedorento, sabonete-de-soldado, pau-brasil e o Caminho de Oswaldo Cruz, com suas figueiras mata-pau centenárias. Depois o público poderá observar alguns elementos que podemos encontrar na trilha em uma lupa situada no salão de exposições.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Prédio da Cavalariça

Exposição Oswaldo Inspira: em números – Instituto Oswaldo Cruz

Nesta atividade além de visitação a exposição, faremos de forma lúdica um jogo relacionado a curiosidades sobre a vida de Oswaldo Cruz, voltadas para os números e dados de um microscópio e pela possibilidade de agir – não sem dificuldades – sobre a realidade da saúde pública.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Experimentando e Programando com a Matemática - Espaço COPPE / UFRJ
Programando jogos: nesta oficina o participante irá programa um jogo enfatizando a importância da Matemática na programação em geral. Em seguida o participante poderá levar o seu próprio jogo para casa; Cubismo: utilizando formas geométricas básicas, unimos a matemática e a arte; Bolhas de Sabão: ao evocar a criança em cada pessoa mostramos como é interessante e divertida a matemática por trás das bolhas de sabão; Robótica: os visitantes poderão controlar um robô remotamente através do computador; Gerador com placa fotovoltaica: o participante montará uma estrutura como uma hélice por exemplo onde o mesmo será acoplado a um motor eletromagnético. Quando essa placa receber luz, o motor será acionado. O participante levará esse experimento para casa; Levitação Supercondutora: oficina na qual uma pastilha nas proximidades de um imã realiza levitação; Fotofone: com esta atividade é possível ilustrar a capacidade que a luz tem de ser portadora de sinais e discutir a importância da fibra ótica hoje nas telecomunicações. O participante poderá interagir com o experimento colocando a mão no feixe e interceptando o envio de sinal.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Garotas rebeldes na Matemática e ciências afins – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida

A atividade consistirá na apresentação de histórias sobre mulheres na matemática e ciências afins, abordando a questão de gênero, a partir do protagonismo da mulher na ciência, com uma pequena introdução à pesquisa científica através dos tempos e sua importância para os avanços da ciência e da tecnologia.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC)
Estande de divulgação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, com apresentação e bate-papo sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para o cuidado com o Meio Ambiente
Exposição e a realização de três jogos, sendo um em formato de quiz (tablet) com o tema legislação ambiental; um sobre biodiversidade em cada bioma brasileiro e o terceiro sobre as ODS trabalhando com o conceito de cidade sustentável.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A matemática do Jardim dos Códigos – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida
O Objetivo da atividade é relacionar códigos e símbolos com as diversas culturas enfatizando a linguagem matemática. Serão apresentados os símbolos matemáticos nas diversas culturas e apresentados desafios para que os visitantes decifrem códigos numéricos de nossos antepassados históricos.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Parque da Ciência

Oficina de Plantio – Educação Ambiental (DGA) - Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic)
Esta atividade tem como objetivo principal ensinar as técnicas básicas de plantio e drenagem de vasos para o público alvo do evento. Os participantes receberão uma muda de planta ao final da oficina.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Apresentação das Fases da Compostagem – Educação Ambiental (DGA) - Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic)
Esta atividade tem como objetivo principal apresentar as fases da compostagem – reaproveitamento de resíduos orgânicos - de acordo com as técnicas utilizadas na Central de Compostagem do Campus Manguinhos da Fiocruz.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Bate papo com o autor – Editora Fiocruz – Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação
Rodas de conversa informal com autores de livros da Editora Fiocruz.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça


26 de outubro – Quinta-feira

Matemática X Entomologia – Diversidade, Simetria e Visão 3D – Instituto Oswaldo Cruz
A Matemática está presente em tudo a nossa volta, inclusive nos insetos Mas qual seria a relação entre a matemática e os insetos Vamos calcular? Desde a conhecida diversidade dos insetos, a simetria de várias espécies de insetos, a curiosidades sobre espécies específicas, podemos concluir que a matemática se encontra muito mais presente nos insetos do que imaginávamos. Através de exemplos práticos evidenciamos a relação próxima da matemática e a natureza. Para esta atividade nossa equipe estará organizada em três frentes de trabalho: Visita guiada aos jardins, tenda sobre diversidade entomológica com exibição de vídeo e curiosidades e Oficina de confecção de óculos 3D.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Olho vivo no barbeiro – A matemática na dinâmica da transmissão da doença de Chagas – Instituto Oswaldo Cruz
Através de explicações e atividades lúdicas, mostraremos como a matemática se encontra na dinâmica da transmissão da doença de Chagas e como os números nos ajudam a conhecer o comportamento dos insetos e a identificar os bons vetores do agente etiológico causador da enfermidade de Chagas. Através da matemática também podemos aprender sobre a viabilidade do Trypanosoma cruzi em diferentes alimentos que podem ser contaminados após o contato com o inseto barbeiro.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

10 minutos contra o Aedes – Instituto Oswaldo Cruz
Fortalecer com o público o conceito 10 minutos contra o Aedes, com foco na prevenção do vetor.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Aprenda divertidamente o papel da robótica e matemática nas ciências da vida com Lego – Instituto Oswaldo Cruz
Iremos expor modelos Lego da linha de robótica Mindstorms. Durante a atividade faremos a exposição/manipulação de experimentos diversos, onde o público poderá interagir de diferentes maneiras, incluindo: Controle manual e programação do robô; Mistura e diluição seriada de soluções coloridas (corantes alimentícios); Leitura das cores das soluções com sensor de cor Lego e comparação com espectrofotômetro de laboratório (cedido pelo LaBECFar); Experimento com soluções de densidades diferentes; Experimento com indicador natural de pH usando suco de repolho roxo, etc. Novas operações poderão ser introduzidas de forma interativa pelo público usando a interface de programação visual do software da Lego. Complementando a atividade, iremos exibir uma compilação de vídeos mostrando como a robótica é importante na pesquisa farmacêutica de novos medicamentos. Também será apresentado o robô solucionador do cubo de Rubick, MindCub3r que faz a leitura das 6 faces do cubo usando um sensor de cores, e em seguida movimenta automaticamente o cubo para resolvê-lo usando uma sequência de passos determinados através de um algoritmo. Crianças e adultos irão aprender se divertindo ao competir com o robô para a solução do cubo no menor tempo. Conceitos como matemática, robótica e programação serão abordados. Para estas atividades, iremos precisar de pelo menos dois alunos de PG para atuar como monitores (um para cada turno), auxiliando na interação com o público e no preparo das atividades.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A Dinâmica Molecular – Instituto Oswaldo Cruz
Nesta atividade vamos descrever como os modelos matemáticos podem ser usados para representar o comportamento de um sistema biológico, como uma proteína. Faremos essa atividade através da utilização de programas disponíveis para montagem de peptídeos e visualização de dinâmicas moleculares.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Estande Asfoc-SN - Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Prédio da Cavalariça

Jogo das Vacinas – Biomanguinhos
O jogo de vacinas é um tapete (tipo Ludo), e tem dados grandes, para que as crianças sejam os pinos, a ideia é que seja estimulado maior número de pessoas imunizadas, fazendo com que os grupos ganhem pontos cada vez que responderem certo sobre tipos de vacinas, doenças e assuntos afins.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Mostra sobre Vigilância Sanitária – Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS
Uma mostra com exibição de cartazes caricaturados sobre as diversas situações do dia a dia e com foco do olhar da Vigilância Sanitária.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A Matemática que cura e a Matemática que mata no uso de medicamentos – Farmanguinhos
Exposição que orienta a comunidade sobre as principais vias de administração dos medicamentos, a quantidade prescrita e os perigos da automedicação, as diversas apresentações dos medicamentos (comprimido, cápsula, solução, etc); e demonstração e cálculo dosagem/kg de peso.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A Matemática dos biomodelos - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos - ICTB
Mostraremos como usamos a matemática na redução do número de animais usados na pesquisa e do custo de produção por meio da introdução de técnicas substitutivas ao uso de animais e refinamento dos procedimentos de manejo e gerenciamento do biotério. Mostraremos ainda a importância do TEMPO de vida dos animais, da curta janela do momento ideal para o fornecimento, o tempo para salvar uma colônia. Trabalharemos essas questões por meio de objetos demonstrativos, observação microscópica de material biológico, banners, atividades lúdicas

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Matemática no mercado: dividindo suas compras segundo o guia alimentar para a população brasileira - Nutrição [Cogepe (NUST e Creche), EPSJV, Biomanguinhos, ENSP e INI]
Elaborar um estande semelhante a um mercado sustentável com decoração realizada através de pallets e/ou cestas organizadoras e caixas de madeiras, onde haverá embalagens de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. Cada participante escolherá em média 10 desses alimentos e logo após, a equipe de nutrição irá avaliar a qualidade das compras, informando ao participante qual é a categorização das mesmas com base no guia alimentar para a população brasileira e realizar orientações nutricionais.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Ciência cidadã em tempos de crise - Associação dos pós-graduandos da Fiocruz
Roda de conversa com jovens em idade de ensino médio sobre a ciência no contexto em que estamos inseridos. Como construir um fazer científico cidadão em meio às crises em que vivemos.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Usando a matemática para oferecer mais saúde - Instituto Nacional de Infectologia - INI
Bate papo sobre o uso da Matemática para promover a eficiência em saúde. Os interessados vão participar da montagem de um TANGRAM representando o uso eficiente dos recursos para ampliar o acesso à Atenção Humanizada em Saúde.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Prédio da Cavalariça

A Matemática na Indústria Farmacêutica - Farmanguinhos
Apresentação de pôsteres com a temática da matemática na indústria farmacêutica. Os exemplos serão: 1º) Cálculo de prazos de validades; 2º) A estatística nos estudos clínicos de bioequivalência para medicamentos genéricos, similares e referência; e 3º) Os cálculos na produção dos medicamentos na indústria farmacêutica.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Trilha científica Oswaldo Cruz - Casa de Oswaldo Cruz / Museu da Vida
A trilha científica Oswaldo Cruz é uma caminhada pelo campus de Manguinhos, que pretende tratar de história, ecologia e ciência ao longo de uma caminhada que passa por alguns pontos de interesse no campus. A trilha terá a duração de 1:00 h, saindo do Centro de Recepção do Museu da Vida e passando por cinco pontos de interesse botânico-histórico-ecológico: pitangueira, chichá-fedorento, sabonete-de-soldado, pau-brasil e o Caminho de Oswaldo Cruz, com suas figueiras mata-pau centenárias. Depois o público poderá observar alguns elementos que podemos encontrar na trilha em uma lupa situada no salão de exposições.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Prédio da Cavalariça

Exposição Oswaldo Inspira: em números – Instituto Oswaldo Cruz
Nesta atividade além de visitação a exposição, faremos de forma lúdica um jogo relacionado a curiosidades sobre a vida de Oswaldo Cruz, voltadas para os números e dados de um microscópio e pela possibilidade de agir – não sem dificuldades – sobre a realidade da saúde pública.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Experimentando e Programando com a Matemática - Espaço COPPE / UFRJ

Programando jogos: nesta oficina o participante irá programa um jogo enfatizando a importância da Matemática na programação em geral. Em seguida o participante poderá levar o seu próprio jogo para casa; Cubismo: utilizando formas geométricas básicas, unimos a matemática e a arte; Bolhas de Sabão: ao evocar a criança em cada pessoa mostramos como é interessante e divertida a matemática por trás das bolhas de sabão; Robótica: os visitantes poderão controlar um robô remotamente através do computador; Gerador com placa fotovoltaica: o participante montará uma estrutura como uma hélice por exemplo onde o mesmo será acoplado a um motor eletromagnético. Quando essa placa receber luz, o motor será acionado. O participante levará esse experimento para casa; Levitação Supercondutora: oficina na qual uma pastilha nas proximidades de um imã realiza levitação; Fotofone: com esta atividade é possível ilustrar a capacidade que a luz tem de ser portadora de sinais e discutir a importância da fibra ótica hoje nas telecomunicações. O participante poderá interagir com o experimento colocando a mão no feixe e interceptando o envio de sinal.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Matemática embaixo da Terra - Museu Nacional - UFRJ
A atividade apresenta a matemática como uma ciência intrinsecamente ligada às diversas outras e às ações do cotidiano. Por meio da apresentação de fósseis, minerais e exemplares de animais, veremos como a matemática é aplicada nos métodos de datação de fósseis e como se faz presente na anatomia dos seres vivos.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Garotas rebeldes na Matemática e ciências afins – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida
A atividade consistirá na apresentação de histórias sobre mulheres na matemática e ciências afins, abordando a questão de gênero, a partir do protagonismo da mulher na ciência, com uma pequena introdução à pesquisa científica através dos tempos e sua importância para os avanços da ciência e da tecnologia.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC)
Estande de divulgação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, com apresentação e bate-papo sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A matemática do Jardim dos Códigos – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida
O Objetivo da atividade é relacionar códigos e símbolos com as diversas culturas enfatizando a linguagem matemática. Serão apresentados os símbolos matemáticos nas diversas culturas e apresentados desafios para que os visitantes decifrem códigos numéricos de nossos antepassados históricos.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Parque da Ciência

Cine debate - a matemática no cinema – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida
Bate papo com estudantes entre oitavo e nono ano em um espaço de um auditório que permite a exibição dos filmes em tamanho grande como em um cinema, para exibir trechos de filmes que atravessem questões ligadas à matemática, procurando trazer algumas reflexões filosóficas desta ordem a partir das cenas, dentre os quais o Hipatia do Amenábar.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Confirmar no Centro de Recepção ou pelo telefone (21) 2590-6747

Oficina de Plantio – Educação Ambiental (DGA) - Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic)
Esta atividade tem como objetivo principal ensinar as técnicas básicas de plantio e drenagem de vasos para o público alvo do evento. Os participantes receberão uma muda de planta ao final da oficina.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Apresentação das Fases da Compostagem – Educação Ambiental (DGA) - Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic)
Esta atividade tem como objetivo principal apresentar as fases da compostagem – reaproveitamento de resíduos orgânicos - de acordo com as técnicas utilizadas na Central de Compostagem do Campus Manguinhos da Fiocruz.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Bate-papo com o autor – Editora Fiocruz – Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação
Roda de conversa informal com autores de livros da Editora Fiocruz.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça


27 de outubro – Sexta-feira

Ilusão de Ótica também é Ciência: Visão Computacional – Prof. Ralph Teixeira da Universidade Federal Fluminense (UFF)
O principal objetivo da Visão Computacional é fazer computadores extraírem informações do mundo através da visão. Uma maneira de conseguir este objetivo seria imitando os processos da visão natural. Mas quais são exatamente estes processos? Quanto entendemos nosso próprio sistema visual (dos olhos ao cérebro), e quanto deste entendimento pode ser aplicado computacionalmente? Nesta palestra, serão apresentadas evidências de que o processo de visão é, em sua maior parte, inconsciente e, portanto, difícil de repetir em computador, já que desconhecemos seus algoritmos. Por outro lado, várias figuras e ilusões de ótica providenciam informações suficientes para criar um modelo do processo de visão (o modelo de Marr). Ao final, o palestrante fará a cabeça do apresentador “explodir” usando uma destas ilusões.

Horário: 13:30 às 15:00
Local: Auditório do Museu da Vida

Matemática X Entomologia – Diversidade, Simetria e Visão 3D – Instituto Oswaldo Cruz
A Matemática está presente em tudo a nossa volta, inclusive nos insetos Mas qual seria a relação entre a matemática e os insetos Vamos calcular? Desde a conhecida diversidade dos insetos, a simetria de várias espécies de insetos, a curiosidades sobre espécies específicas, podemos concluir que a matemática se encontra muito mais presente nos insetos do que imaginávamos. Através de exemplos práticos evidenciamos a relação próxima da matemática e a natureza. Para esta atividade nossa equipe estará organizada em três frentes de trabalho: Visita guiada aos jardins, tenda sobre diversidade entomológica com exibição de vídeo e curiosidades e Oficina de confecção de óculos 3D.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Olho vivo no barbeiro – A matemática na dinâmica da transmissão da doença de Chagas – Instituto Oswaldo Cruz
Através de explicações e atividades lúdicas, mostraremos como a matemática se encontra na dinâmica da transmissão da doença de Chagas e como os números nos ajudam a conhecer o comportamento dos insetos e a identificar os bons vetores do agente etiológico causador da enfermidade de Chagas. Através da matemática também podemos aprender sobre a viabilidade do Trypanosoma cruzi em diferentes alimentos que podem ser contaminados após o contato com o inseto barbeiro. Hoje os jogos online são considerados muito melhores do que os aplicativos, porque ao contrário dos aplicativos online, os friv 3 jogos não precisam ser baixados. Tudo que você precisa é apenas encontrar um bom site de jogos. Além disso, uma coisa boa sobre os jogos online é que você pode jogar mais e mais de cada vez.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Aprenda divertidamente o papel da robótica e matemática nas ciências da vida com Lego – Instituto Oswaldo Cruz
Iremos expor modelos Lego da linha de robótica Mindstorms. Durante a atividade faremos a exposição/manipulação de experimentos diversos, onde o público poderá interagir de diferentes maneiras, incluindo: Controle manual e programação do robô; Mistura e diluição seriada de soluções coloridas (corantes alimentícios); Leitura das cores das soluções com sensor de cor Lego e comparação com espectrofotômetro de laboratório (cedido pelo LaBECFar); Experimento com soluções de densidades diferentes; Experimento com indicador natural de pH usando suco de repolho roxo, etc. Novas operações poderão ser introduzidas de forma interativa pelo público usando a interface de programação visual do software da Lego. Complementando a atividade, iremos exibir uma compilação de vídeos mostrando como a robótica é importante na pesquisa farmacêutica de novos medicamentos. Também será apresentado o robô solucionador do cubo de Rubick, MindCub3r que faz a leitura das 6 faces do cubo usando um sensor de cores, e em seguida movimenta automaticamente o cubo para resolvê-lo usando uma sequência de passos determinados através de um algoritmo. Crianças e adultos irão aprender se divertindo ao competir com o robô para a solução do cubo no menor tempo. Conceitos como matemática, robótica e programação serão abordados. Para estas atividades, iremos precisar de pelo menos dois alunos de PG para atuar como monitores (um para cada turno), auxiliando na interação com o público e no preparo das atividades.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A Dinâmica Molecular – Instituto Oswaldo Cruz
Nesta atividade vamos descrever como os modelos matemáticos podem ser usados para representar o comportamento de um sistema biológico, como uma proteína. Faremos essa atividade através da utilização de programas disponíveis para montagem de peptídeos e visualização de dinâmicas moleculares.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Nosmove – Instituto Oswaldo Cruz
Conhecendo os mosquitos transmissores dos vírus dengue, Zika, chigunkunya e febre amarela.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Estande Asfoc-SN - Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz
Realizaremos distribuição de folhetos, brindes e informações sobre ações do Sindicato voltadas para o tema. Colocaremos no local uma TV, a qual, durante o período de funcionamento do estande, para passará vídeo sobre a ASFOC-SN.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Prédio da Cavalariça

Jogo das Vacinas – Biomanguinhos
O jogo de vacinas é um tapete (tipo Ludo), e tem dados grandes, para que as crianças sejam os pinos, a ideia é que seja estimulado maior número de pessoas imunizadas, fazendo com que os grupos ganhem pontos cada vez que responderem certo sobre tipos de vacinas, doenças e assuntos afins.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Mostra sobre Vigilância Sanitária – Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS
Uma mostra com exibição de cartazes caricaturados sobre as diversas situações do dia a dia e com foco do olhar da Vigilância Sanitária.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A matemática dos biomodelos - Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos - ICTB
Mostraremos como usamos a matemática na redução do número de animais usados na pesquisa e do custo de produção por meio da introdução de técnicas substitutivas ao uso de animais e refinamento dos procedimentos de manejo e gerenciamento do biotério. Mostraremos ainda a importância do TEMPO de vida dos animais, da curta janela do momento ideal para o fornecimento, o tempo para salvar uma colônia. Trabalharemos essas questões por meio de objetos demonstrativos, observação microscópica de material biológico, banners, atividades lúdicas

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Matemática no mercado: dividindo suas compras segundo o guia alimentar para a população brasileira - Nutrição [Cogepe (NUST e Creche), EPSJV, Biomanguinhos, ENSP e INI]
Elaborar um estande semelhante a um mercado sustentável com decoração realizada através de pallets e/ou cestas organizadoras e caixas de madeiras, onde haverá embalagens de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. Cada participante escolherá em média 10 desses alimentos e logo após, a equipe de nutrição irá avaliar a qualidade das compras, informando ao participante qual é a categorização das mesmas com base no guia alimentar para a população brasileira e realizar orientações nutricionais.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Matemática e estatística aplicadas ao controle de doenças transmissíveis - Programa de Computação Científica da Fiocruz - PROCC
Conversa sobre como a matemática e estatística podem auxiliar na caracterização de doenças transmissíveis (dengue, influenza, e etc.); como são importantes na estimação de espalhamento de vetores geneticamente modificados e detecção de surtos.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Investigações Fotográficas: Investigando A Formação da Imagem - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz e Colégio de Aplicação da UFRJ.
"Investigações Fotográficas" é um projeto de ensino, pesquisa e extensão do CAp-UFRJ. Pretendemos nesta atividade abordar parte do que vem sendo desenvolvido no ano de 2017 no projeto como a câmara escura e o cinema baldio, experiências inspiradas nos trabalhos do fotógrafo e educador Miguel Chikaoka e da artista visual Rosa Bunchaft. As atividades propostas objetivam a compreensão da matemática que existe internamente em uma câmera fotográfica, desde o fenômeno dos raios de luz, até o processo de formação da imagem, como também a discussão de conceitos filosóficos, científicos, químicos e físicos, através da produção de câmaras escuras portáteis e na experiência imersiva em câmaras em movimento, e também a vivência - relação com um outro tempo da imagem diferentemente a qual temos agora na contemporaneidade. A proposta está articulada com a 9ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A rigidez triangular na arquitetura - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)
Exposição da importância da rigidez triangular nas construções e sua expressão artística nas arquiteturas das diversas culturas ao longo da história.

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

A Matemática na Indústria Farmacêutica - Farmanguinhos
Apresentação de pôsteres com a temática da matemática na indústria farmacêutica. Os exemplos serão: 1º) Cálculo de prazos de validades; 2º) A estatística nos estudos clínicos de bioequivalência para medicamentos genéricos, similares e referência; e 3º) Os cálculos na produção dos medicamentos na indústria farmacêutica.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Exposição Oswaldo Inspira: em números – Instituto Oswaldo Cruz
Nesta atividade além de visitação a exposição, faremos de forma lúdica um jogo relacionado a curiosidades sobre a vida de Oswaldo Cruz, voltadas para os números e dados de um microscópio e pela possibilidade de agir – não sem dificuldades – sobre a realidade da saúde pública.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Experimentando e Programando com a Matemática - Espaço COPPE / UFRJ
Programando jogos: nesta oficina o participante irá programa um jogo enfatizando a importância da Matemática na programação em geral. Em seguida o participante poderá levar o seu próprio jogo para casa; Cubismo: utilizando formas geométricas básicas, unimos a matemática e a arte; Bolhas de Sabão: ao evocar a criança em cada pessoa mostramos como é interessante e divertida a matemática por trás das bolhas de sabão; Robótica: os visitantes poderão controlar um robô remotamente através do computador; Gerador com placa fotovoltaica: o participante montará uma estrutura como uma hélice por exemplo onde o mesmo será acoplado a um motor eletromagnético. Quando essa placa receber luz, o motor será acionado. O participante levará esse experimento para casa; Levitação Supercondutora: oficina na qual uma pastilha nas proximidades de um imã realiza levitação; Fotofone: com esta atividade é possível ilustrar a capacidade que a luz tem de ser portadora de sinais e discutir a importância da fibra ótica hoje nas telecomunicações. O participante poderá interagir com o experimento colocando a mão no feixe e interceptando o envio de sinal.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Matemática embaixo da Terra - Museu Nacional - UFRJ
A atividade apresenta a matemática como uma ciência intrinsecamente ligada às diversas outras e às ações do cotidiano. Por meio da apresentação de fósseis, minerais e exemplares de animais, veremos como a matemática é aplicada nos métodos de datação de fósseis e como se faz presente na anatomia dos seres vivos.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC)
Estande de divulgação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, com apresentação e bate-papo sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

Bate papo sobre a música e a matemática – Cooperação Social – Fiocruz e Espaço Casa Viva

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Sala de aula do Colégio Estadual Luis Carlos da Vila - Manguinhos

Oficina de Portinari – Cooperação Social – Fiocruz e Espaço Casa Viva

Horário: 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

O jogo da floresta – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida
Primeiramente, fala-se sobre a origem do jogo e apresenta-se projeção sobre o jogo. Depois os alunos preparam o seu próprio tabuleiro e os componentes do jogo. A seguir um momento de exploração de fatos matemáticos. Após, um momento de discussão de regras para o jogo e pro último, os alunos jogam dois a dois.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Foyer do Museu da Vida

A matemática do Jardim dos Códigos – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida
O Objetivo da atividade é relacionar códigos e símbolos com as diversas culturas enfatizando a linguagem matemática. Serão apresentados os símbolos matemáticos nas diversas culturas e apresentados desafios para que os visitantes decifrem códigos numéricos de nossos antepassados históricos.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Parque da Ciência

Cine debate - a matemática no cinema – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida
Bate papo com estudantes entre oitavo e nono ano em um espaço de um auditório que permite a exibição dos filmes em tamanho grande como em um cinema, para exibir trechos de filmes que atravessem questões ligadas à matemática, procurando trazer algumas reflexões filosóficas desta ordem a partir das cenas, dentre os quais o Hipatia do Amenábar.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Foyer do Museu da Vida

Bate-papo com o autor – Editora Fiocruz – Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação
Roda de conversa informal com autores de livros da Editora Fiocruz.

Horário: 9:00h às 12:00 e 13:30 às 16:30
Local: Prédio da Cavalariça

28 de outubro – Sábado

A bagunça dos sólidos - uma brincadeira dos Contadores de histórias
28 de outubro, sábado, às 11h
Local: Epidauro

Baseada no livro "Desarrumar", escrito e ilustrado pelas portuguesas Margarida Fonseca Santos e Inês do Carmo, a nossa brincadeira literária promete trazer a criançada para dentro do universo da matemática. Um boneco muito mal humorado vai fazer todo mundo botar a mão na massa, ou melhor, nos sólidos!

E por falar em Matemática – Cooperação Social – Fiocruz e Espaço Casa Viva
A contação de história envolve a mediação de uma voluntária da ONG Casa Viva com a leitura performática de contos e cordéis para as crianças, abobadando o tema matemática.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Sala de aula do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila - Manguinhos

Apresentação Musical da Escola de Música do Espaço Casa Viva – Cooperação Social – Fiocruz e Espaço Casa Viva

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Confirmar no Centro de Recepção ou pelo telefone (21) 2590-6747

Dança criativa com número Im-Par – Cooperação Social – Fiocruz
A Oficina de Dança criativa utilizando acessórios e objetos para desenvolvimento de movimentos com foco no que crianças não costumam utilizar no dia a dia enfatizando os números pares e impares.

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila - Manguinhos

Oficina sobre o Ensino da Matemática – Cooperação Social – Fiocruz e Projeto Marias

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila – Manguinhos

Roda de conversa: Ciência cidadã em tempos de crise - Associação de pós-graduação da Fiocruz

Horário: 10:20h às 11:00
Local: Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos

Horário: 13:30h às 14:00
Local: Centro de Artes da Maré

Exposição Manguinhos Território em Transe
Descrição: Exposição

Horário: 9:30h às 12:00
Local: Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila – Manguinhos

Horário: 12:30h às 16:00
Local: Centro de Artes da Maré

Projeto World Biotech Tour (WBT)
Descrição: Jogos e atividades

Horário: 9:00h às 12:00
Local: Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila – Manguinhos

Horário: 12:30h às 16:00
Local: Centro de Artes da Maré

Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas – Casa de Oswaldo Cruz – Museu da Vida
Com módulos interativos como o Planetário Digital, o Girotec e o Jogo das Vacinas, a unidade móvel coordenada pelo Museu da Vida estaciona em Barra Mansa para apresentar suas atividades, que estimulam e instigam o público de todas as idades. Nessa viagem, as atrações exploram estes temas: "Por dentro de nós", "Na onda da transformação" e “Viagens Cósmicas”. A partir do tema “Por dentro de nós", o público faz um mergulho no corpo humano e na saúde: O mundo micro (microscopia e entomologia), o mundo macro (modelos anatômicos, sistemas vitais), percepção (percepção visual com as Câmaras Escuras e os Modelos de Olho, Anamorfose e Ilusão de óptica), percepção auditiva (Espelhos sonoros, Modelo de orelha e Diapasão). “Na onda da transformação”, a temática fica em torno de energia e do movimento: Energia elétrica (Pilha humana, Casa maquete, Mini usina hidrelétrica) e energia mecânica (Cadeira giratória, Alavanca, Roldanas, Girotec). No Girotec, o participante brinca com a sensação de falta de referência da força da gravidade em um dos módulos mais divertidos da exposição.

Dias: 25, 26 e 27 de outubro: 9:00 às 12h30 e 14:00 às 17:00.
Dia: 28/10: 9:00 às 12:00
Local: Parque da Cidade - Endereço: avenida Prefeito João Chiesse Filho, 312 – Barra Mansa. Grátis!

Exposição "Pesos e medidas: vale quanto pesa?"
A mostra começa na antiguidade e chega aos dias atuais. Os aparatos expostos fazem parte do acervo museológico da Fiocruz sob a guarda do Museu da Vida. Os itens, em sua maior parte, eram utilizados pelos laboratórios e departamentos da instituição. Além de fazer uma viagem pela ciência, história, saúde e a tecnologia, quem visitar a exposição conhecerá as balanças utilizadas desde a primeira década do século 20 até períodos mais recentes, com suas diversas finalidades. Os instrumentos mais precisos, utilizados para medir princípios ativos durante a produção de remédios, e outros mais rudimentares, usados para calcular a quantidade de ração para animais também estarão expostos.

Dias: 20 de outubro de 2017 a 18 de março de 2018.
Horário: 9:00 às 12h00 e 13:00 às 17:00.
Local: Museu Forte Defensor Perpétuo - Endereço: Morro da Vila Velha, s/nº, Pontal – Paraty

Exposição "Pelos Caminhos do SUS"

Horário: 9:00h às 18:00
Local: Centro de Ciências e Cultura – Prof. Osvaldo Roberto Leite - Limeira (SP)

Exposição Aedes: que mosquito é esse?

Dias e horários: 05/10 a 15/12/17 – 2ª a 6ª feira, das 10:00h às 19:00
Local: SESC Florêncio de Abreu – Endereço: Florêncio de Abreu, 305/315 – Centro - São Paulo

Exposição "Nós do Mundo"

Dias e Horário: 1 a 31/10/17 – 2ª a 6ª feira, das 9:00h às 17:00
Local: Sede da Prefeitura de Nilópolis - Galeria de Arte Willy Voigot, Prefeitura de Nilópolis (RJ) - Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, 305

Exposição "Oswaldo Cruz - Médico do Brasil"

Dias e Horário: 20/10 a 05/11 – 2ª a 6ª feira, das 8:00h às 16:00
Local: Escola Oswaldo Cruz – Endereço: Rua São Francisco, 259 - Três Vendas, Pelotas - RS

Exposição "Carlos Chagas"

Dias e Horário: 11/10 a 10/11 – 2ª a 6ª feira, das 8:00h às 17:00
Local: CIEP 355 – Roquete Pinto – Endereço: Estrada Rio Douro, E/F 2000, s/n - Paraíso, Queimados - RJ

Exposição "Manguinhos Revelado"

Dias e Horário: 12/10 a 10/11 – 2ª a 6ª feira, das 8:00h às 17:00
Local: CIEP 341 Sebastião Pereira Portes – Endereço: Rua Maria Luzia , s/n, Vila Santa Catarina, Queimados - RJ

Exposição "O Controle do Tabaco no Brasil"

Dias e Horário: até 31/10 – 2ª a 6ª feira, das 9:00h às 17:00
Local: Sede da Prefeitura de Nilópolis | Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, 305


Atualizado em 30/10/2017

 

 

 

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça