No próximo sábado, dia 8 de dezembro, das 14h às 18h, no Museu da Maré, será realizada a roda de conversa “Universitárixs e Faveladxs: quais caminhos levam a universidade para a favela e a favela para a universidade?”. Ações afirmativas, direitos humanos e produção do conhecimento estarão entre os temas em debate. O evento é uma iniciativa conjunta da Fiocruz, UFRJ e organizações dos territórios de Manguinhos e Maré.
Esses parceiros, há dois anos, participam juntos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), apoiando e promovendo atividades nos territórios de Manguinhos e Maré. Em 2018, o tema da SNCT foi “Ciência para a redução das desigualdades” e, a partir dele, pretende-se estimular conversas, trocas e reflexões. O objetivo é a construção coletiva de caminhos e ações para o enfrentamento e a redução das desigualdades sociais nos territórios.
O evento do dia 8/12 abordará a aquisição e a construção de conhecimentos nos espaços acadêmicos e sua relação com a necessária redução das desigualdades sociais nas favelas. A roda “Universitárixs e Faveladxs” é aberta, especialmente, a moradoras e moradores de favelas que estejam cursando ou tenham cursado o ensino superior (graduação ou pós-graduação) em instituições públicas ou privadas, bem como a trabalhadoras e trabalhadores que atuam em favelas.
SERVIÇO:
Roda de conversa “Universitárixs e Faveladxs”
Data: 8 de dezembro (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Local: Museu da Maré - http://museudamare.org.br/
Endereço: av. Guilherme Maxwel, nº 26, Maré, Rio de Janeiro/RJ
Publicado em 04/12/2018.