Confira as atividades (em ordem alfabética) deste sábado (20 de outubro), dia de encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 na Fiocruz:

Atividades variadas de saúde e bem-estar
10h: Constelação Familiar
11h: Respiração Bioflow
12h: Apresentação de dança do ventre - o público também poderá dançar, caso queira (para públicos de todas as idades)
​Local: Tenda da Ciência

Ausência
Exposição da fotógrafa Nana Moraes revela, por meio de fotos, cartas e costuras, a relação entre mães presidiárias e seus filhos.
Público: a partir de 12 anos
Local: Cavalariça

Borboletário Fiocruz
O público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência.
Horário: 10h às 16h
Local: Área externa da Tenda da Ciência

A ciência caiu na tinta
A exposição, assinada pelo artista Itamar Crispim, reúne telas pintadas em acrílico que reproduzem imagens científicas produzidas por pesquisadores da Fiocruz Paraná.
Público prioritário: adolescentes, adultos e idosos
Local: Prédio do Relógio

Laboratório de Percepção
Esta atividade explora o tema da percepção por meio de diferentes recursos, como painéis interativos e instrumentos ópticos.
Local: Epidauro

Mostra Insetos Ilustrados
Quase toda criança gosta de desenhar. E muito cientista também! Para os pesquisadores que estudam a natureza, o desenho é uma ferramenta valiosa de trabalho. Ele permite representar, com muitos detalhes, animais e plantas, por exemplo. Uma parte da exposição está localizada dentro da Biblioteca de Obras Raras do Castelo Mourisco, um local incrível para conhecer! A ilustração científica e a entomologia são tema desta exposição da Fiocruz e da Folguedo, em parceria com o Museu da Vida e outras unidades da Fundação. A mostra conta com áudiodescrição, vídeos e painéis na Língua Brasileira de Sinais.
Horários: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10
Idade: a partir de 5 anos
Local: Castelo Mourisco

Parque da Ciência
Instalações interativas organizadas em três temas principais - energia, comunicação e organização da vida. Destaque para a célula gigante.
Local: Parque da Ciência

Pirâmide
O espaço tem esse nome porque, olha só, o telhado se parece com uma pirâmide! Lá dentro, é possível conferir várias atividades: uma câmara escura, onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, sala de informática, salão de jogos e experimentos científicos com atrações que falam sobre as vidas micro e macroscópica.
Horários: 10h às 16h
Idade: livre
Local: bem próxima ao Parque da Ciência

SaudávelMente
A exposição traz dicas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer e destaca que hábitos simples, como alimentação saudável, atividades físicas, lazer, sexo com camisinha e filtro solar bem aplicado, podem contribuir para evitar doenças no futuro.
Público prioritário: adolescentes, adultos e idosos
Local: Salão de Exposições Temporárias do Museu da Vida

Visita ao Castelo da Fiocruz
Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.
Horários: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10
Idade: livre