Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

Interessados em visitar o prédio podem agendar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



Construída no início do século XX, a Cavalariça abrigará, em 2017, nova exposição do Museu da Vida (Foto: Glauber Gonçalves)
Se você curte arquitetura e prédios históricos, fique ligado: a Cavalariça, um dos prédios do conjunto arquitetônico da Fiocruz que já abrigou a exposição Biodescoberta do Museu da Vida, estará aberta a visitas no dia 29 de abril. Depois de ter passado por ampla restauração, o prédio receberá visitas guiadas por arquitetos da área de patrimônio histórico da Casa de Oswaldo Cruz. É necessário preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O horário disponível é o das 10h30 às 11h30.

Durante a atividade, os participantes poderão saber mais sobre a história do edifício, seus aspectos arquitetônicos e o restauro, realizado como primeira etapa do projeto de requalificação do prédio, que, em 2017, passará a abrigar uma nova exposição do museu.

A Cavalariça é um dos prédios que compõem o primeiro conjunto edificado da Fiocruz, do início do século 20, concebido por Oswaldo Cruz e projetado no estilo eclético pelo engenheiro português Luiz Moraes Jr.. O edifício foi construído entre 1904 e 1905 para acolher os cavalos que eram utilizados para a produção de soros contra a peste bubônica, as inspeções e tratamentos veterinários, bem como o procedimento da extração de sangue que dava origem ao soro.

As ações de conservação e restauração contemplaram todos os materiais construtivos e os bens integrados ao edifício, desde o latão dos bicos de gás até os azulejos brancos ingleses, passando pelos tijolos de Marselha, metais dos equipamentos, esquadrias, escadas e a estrutura dos telhados. Durante os 18 meses de obra, foram recuperados interiores, fachadas e coberturas da Cavalariça. Para solicitar visitas em outras datas ou obter mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 3865-2220 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



Atualizado em 26 de abril de 2016


Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom