Facebook Twitter Imprimir

Exposição para crianças e adolescentes falou sobre as várias espécies de insetos da fauna brasileira.

Atividade: Histórias para contar
Ainda que algumas vezes passem despercebidos, os insetos fazem parte da nossa vida e estão por todos os lugares. Distribuídos em milhões de espécies, esses invertebrados têm características muito variadas entre si e atuam de diferentes maneiras no meio ambiente. Alguns deles também produzem substâncias úteis ao ser humano, como o mel e a seda.

De 3 de março a 28 de julho de 2012, Vida de Inseto convidou você a visitar o Museu da Vida e conhecer, de um jeito pra lá de divertido, um pouco mais sobre essas pequenas criaturas. Todas as atividades foram gratuitas e, em sua maioria, realizadas ao ar livre. Clique aqui para ver uma galeria no nosso Flickr com fotos de "Vida de inseto".

“Em geral, a gente faz uma associação dos insetos a questões ruins, como causadores de nojo, medo ou doenças. 'Vida de inseto' busca uma outra abordagem, instigando o visitante a pensar sobre como o mundo é visto do ponto de vista desses minúsculos animais”, disse Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida, à época da inauguração do ciclo de atividades. Ela ressaltou também que “a iniciativa se insere em uma perspectiva de destacar a grande biodiversidade existente no campus onde está a Fiocruz, um oásis ‘verde’ na poluída Avenida Brasil”.

Atividade: Corrida de baratas

O ciclo de atividades integrou o projeto “Uma exposição sobre a biodiversidade brasileira”, apoiado pelo CNPq. Realizado pelo Museu da Vida e desenvolvido com a colaboração e consultoria científica do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz, seu objetivo foi estimular crianças e adolescentes a explorar espécies de insetos da fauna brasileira e entender que, independentemente das dimensões que possuem, esses animais desempenham um importante papel na natureza.

Confira as atividades de "Vida de inseto":

Cine inseto
O público foi à sala de vídeo do Centro de Recepção assistir a filmes incríveis sobre os insetos, produções de animação, ficção científica, drama e terror que animaram as tardes de sábado. Clique aqui para ver a programação da mostra.

Anime!
Os visitantes puderam criar uma história sobre os insetos e fazer seu vídeo de animação.

Investigação entomológica
As crianças se tornaram exploradoras e descobriram quais insetos ocupavam um determinado local, desvendando pistas e anotando suas descobertas para dividi-las com o grupo.

Asas pra que te quero
Você já notou como há insetos com asas de diferentes tipos? Nesta atividade, o público observou algumas delas em microscópios e explorou as características dos insetos a que pertenciam.

Hora do lanche... dos insetos
Os visitantes participaram da divertida preparação de pratos com grandes especialidades apreciadas por esses animais e entenderam como eles se organizam e de que se alimentam.

Quem mora aqui?
O público pôde observar e investigar diversas espécies de insetos aquáticos vivos, explorando os diferentes tipos de insetos e ambientes.

Caminhadas ecológicas
Guiados por profissionais da área de Biologia, os visitantes observaram insetos de diversas espécies no campus da Fiocruz. A cada trilha, o público foi desafiado a encontrar uma determinada espécie, seguindo pistas como cores e sons.

Histórias para contar
Literatura, insetos e saúde se misturaram em histórias emocionantes e divertidas. As crianças se emocionaram com a história de duas encantadoras borboletas, numa adaptação do livro "Romeu e Julieta", de Ruth Rocha. Após a história, houve ainda uma oficina de dobraduras.

Insetos do meu jardim
Qual é a relação entre plantas, flores e insetos? Essa e outras questões, como a biodiversidade e o papel desses animais na agricultura, foram exploradas, enquanto o visitante participou do plantio de mudas.

Corrida de baratas
Por meio de uma divertida brincadeira, o público descobriu informações sobre esses impressionantes insetos.

Bichos esquisitos
Todo inseto tem asas? Quais são suas partes do corpo? Todos possuem antenas? Os visitantes foram convidados a descobrir a resposta para essas e outras perguntas numa divertida atividade, em que abusaram da sua criatividade ao colocar a mão na massa criando seus próprios insetos com materiais reciclados. Veja algumas dessas criações numa mostra virtual disponível neste link.

Experimente
Os visitantes conheceram a estrutura de diversos insetos, além de saber mais sobre sua sobrevivência e adaptação ao meio, entre outros temas.