Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
No nosso dia-a-dia, usamos vários tipos de medidas e instrumentos para calcular preços, pesos, distâncias... Estamos tão acostumados com o sistema vigente que, em geral, não nos questionamos sobre sua origem – Quando foi introduzido o sistema métrico-decimal no Brasil? Como foi implementado? Como os instrumentos de medição se adaptaram ao longo do tempo?
Na exposição “Vale quanto pesa?”, que o Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) inaugurou em 19 de outubro de 2009, os visitantes vão conhecer um pouco mais sobre a história de um importante instrumento de medida: as balanças.
Na mostra, o público poderá conferir aparatos antigos, das primeiras décadas do século XX até períodos mais recentes, com finalidades diversas. Algumas balanças, mais precisas, eram usadas para medir princípios ativos durante a produção de remédios. Outras, mais rudimentares, eram empregadas, por exemplo, para calcular a quantidade de ração de animais.
Os aparatos expostos fazem parte da Reserva Técnica – acervo do Museu da Vida – e contam uma parte da história recente da Fundação Oswaldo Cruz.
Venha conhecer de perto! A mostra fica na sala de exposições do Museu até 14 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Mais informações pelo telefone (21) 2590-6747.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom