Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Voltada para crianças de cinco a oito anos, a exposição gratuita "Aventura pelo corpo humano" retornou ao Museu da Vida dia 14 de outubro de 2011 e ficou em cartaz até 31 de janeiro de 2012, oferecendo aos visitantes a chance de descobrir como funcionam nossos órgãos e sistemas. Ela faz parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos", uma parceria entre o Museu da Vida/COC/Fiocruz e o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com apoio da Faperj. Itinerante, o conjunto de atividades já havia recebido mais de 13 mil visitantes durante suas viagens pelo Rio de Janeiro, até o encerramento dessa temporada na sala de exposições do Museu.

"Aventura pelo corpo humano" foi inaugurada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010, no Aterro do Flamengo. A partir daí, as atrações foram em março e abril de 2011 para o Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias; estiveram em junho no Centro Cultural de Ação da Cidadania, na Gamboa (durante a Feira Faperj de Ciência, Tecnologia e Inovação) e ficaram em julho no Museu da Vida. Em setembro, passaram pela Universidade Moacyr Bastos, em Campo Grande, e pela Mostra de Ciências da Creche Fiocruz.

Confira abaixo as atividades de que o público pôde participar:


Foto: Luanda Lima
Por dentro do nariz

De olhos vendados, os visitantes entram num nariz-caverna e sentem as substâncias que habitam o interior do nosso nariz. Para que servem essas coisas nojentas?

Túnica contadora de história / Afinal, o que houve com meu corpo?

Um belo dia, o corpo acordou sentindo uma coisa estranha. Afinal, o que aconteceu? A túnica contadora de histórias desafia o visitante a descobrir.

Modelando o cérebro

Adivinhar de que animais são alguns modelos de cérebro e entender suas semelhanças e diferenças, conhecer o cérebro humano e personalizar um minicérebro feito em gesso para levar para casa são alguns destaques desta oficina.


Belezas do interior

O visitante é convidado a customizar livremente os cartões-postais da exposição enquanto observa, em um espaço relaxante, imagens microscópicas do interior do corpo humano.


Foto: Luanda Lima
Lounge de pernas pro ar

Espaço relaxante com pufes a almofadas para as crianças e seus acompanhantes descansarem entre as atividades.


Esqueleto Sabichão

Por que temos um esqueleto? Ao interagir com o Esqueleto Sabichão, a criança é convidada a descobrir por que ficamos de pé, nos movimentamos e ainda como nossos órgãos ficam protegidos.


Bate, coração!

Com um boneco de 1,30m de altura, os visitantes descobrem o que acontece com o nosso corpo depois que o coração bate.


Quebra-cabeça dos órgãos

Aqui os visitantes podem manipular réplicas de órgãos humanos para conferir como essas estruturas se organizam dentro de nós.


Túnel dos sistemas

Para saber como são os sistemas do corpo humano, o público é desafiado a colocar o rosto dentro de uma caixa-surpresa.


Foto: Luanda Lima
Boneca russa humana

Com a ajuda de uma boneca do tamanho de uma criança de cinco anos, o visitante descobre o que temos por baixo da pele e por que podemos ficar de pé.

Haja estômago!

O que acontece com a comida depois que a colocamos na boca? Nessa atividade interativa, participe de um bate-papo sobre comida e digestão e descubra como é o percurso da comida pelo interior do corpo.

Semelhanças e diferenças

Manipulando modelos de corações e cérebros humanos e animais em tamanhos reais, os visitantes são convidados a observar e tentar identificar suas principais semelhanças e diferenças e a refletir sobre elas.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça