Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

Evento fez parte do projeto "Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável - Polo Manguinhos.


Laiza Lorrane Dias, aluna do CIEP JK em atividade de Educação Ambiental
A realidade de vida na região das favelas de Manguinhos e Maré, território do qual a Fiocruz faz parte, traz grandes desafios para quem mora no local e também para quem trabalha na instituição. O projeto 'Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável – Polo Manguinhos', iniciativa do Museu da Vida, é uma das respostas da entidade a esse desafio.

Uma das ações desenvolvidas anualmente com esse intuito é a organização de uma roda de conversa em torno do tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que deve necessariamente partir do contexto em que a entidade está inserida. Considerando o tema da SNCT 2015 – Luz, Ciência e Vida –, a proposta este ano é discutir a seguinte questão: “Como a ‘co-laboração’ pode contribuir para a emancipação da juventude, potencializando sua ‘luz’ para brilhar em Manguinhos?”. O debate ocorreu no dia 22 de outubro de 2015, às 13h30, no Auditório.

Para embasar esse papo, foram apresentados resultados de enquete realizada com estudantes do Ciep JK, que responderam à pergunta: "A ciência pode iluminar a vida no Complexo de Manguinhos?". Também foram discutidas as respostas de agentes comunitários de saúde de Manguinhos, colhidas no âmbito do projeto em 2013, para a questão: "Que ações/pesquisas intersetoriais podem ajudar a aproximar a realidade atual da desejada"?

Por meio de ações de “CO-LABORAÇÃO” entre o museu, escolas públicas e diversos setores da Fiocruz, realizadas desde 2007, o projeto busca contribuir para fortalecer processos de promoção e produção social, cultural e política da saúde nesse território. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Serviço:
Roda de Conversa "Como a 'co-laboração' pode contribuir para a emancipação da juventude, potencializando sua 'luz' para brilhar em Manguinhos?"
Data e hora: 22/10, às 13:30h
Local: Auditório do Museu da Vida

Para mais informações sobre o projeto 'Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável', clique aqui.

Atualizado em 23/10/2015

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça