Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
O público participou de várias atividades culturais como exposições, passeios e oficinas. 


O ditado de que a união faz a força é uma boa forma de descrever o Fiocruz pra Você, evento que integra as unidades da Fundação Oswaldo Cruz desde 1994 e oferece vacinação gratuita à comunidade. O evento oferece uma programação com várias atividades culturais e ações de promoção da saúde, e conta com a participação de centenas de voluntários. Na sua 19ª edição, o evento gratuito foi realizado dia 16 de junho de 2012, entre 8h e 17h. Clique aqui para ver o cartaz virtual do Fiocruz pra Você 2012. 

O Museu da Vida não podia ficar de fora dessa festa e preparou uma agenda superanimada. Veja o que a gente programou para esse dia:


Veja abaixo as atividades que o Museu da Vida levou para o evento:


Exposição “Nós do mundo”
O desenvolvimento sustentável é definido como a satisfação das necessidades da geração atual sem que a possibilidade das gerações futuras de realizarem as suas seja comprometida. Será que é esse o tipo atual de desenvolvimento no planeta? O público pôde refletir sobre isso nesta exposição, por meio de imagens, áudio, vídeos e elementos interativos. Clique aqui para saber mais sobre a mostra.

Ponto da leitura – Embarque nessa viagem!
Os visitantes assistiram a curtas-metragens de animação sobre meio ambiente e tiveram acesso aos livros e às revistas da Biblioteca de Educação e Divulgação científica, além de materiais produzidos pelo Museu da Vida.

Visita ao Castelo
O público foi convidado a fazer um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20, podendo conhecer a história da construção do castelo e ver de perto sua arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

Câmara escura
Como a imagem é formada? Será que nosso cérebro participa deste processo? Os visitantes observaram como vemos o mundo, utilizando as câmaras escuras.

Pescaria de micro-organismos
De forma divertida, essa pescaria simulada possibilitou ao visitante construir um conceito sobre micro-organismos e desmitificar a ideia de que todo micróbio é maléfico para o ser humano.

Bolhas de sabão
O público se divertiu ao ar livre com bolhas de sabão de diferentes formas e tamanhos.

Oficina de animação
Os participantes puderam produzir vídeos de animação com bonecos e brinquedos que fazem parte do cotidiano das crianças, usando a técnica de stop motion.

Fábrica de geleca
O público participou de uma divertida oficina e conheceu mais sobre os átomos e as moléculas ao preparar a sua própria geleca.

Balas, bombons e caramelos
Os visitantes conheceram a história de um hipopótamo que adora comer doces e, com o auxílio de modelos em 3D, aprenderam sobre como cuidar da sua saúde bucal.

Faça uma célula
Os participantes conheceram um modelo de célula gigante e aproveitaram para meter a mão na massa e fazer sua própria célula animal.

Oficina de célula
O público observou uma célula vegetal pelo microscópio e explorou suas características.

Extração do DNA
Os visitantes puderam extrair e observar o DNA de algumas frutas nessa instigante atividade.

Há vida na gota d’água?
Na atividade, os participantes experimentaram e observaram a diversidade de vida em uma gota d’água, com o auxilio de microscópios.

Cine-ciência com pipoca
Nosso cineclube científico trouxe nesse sábado o documentário “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – Para combatê-lo é preciso conhecê-lo” (2006), de Genilton Vieira, que é composto por imagens reais e virtuais do ciclo de vida do mosquito, responsável pela transmissão da dengue.

Exposição “Microdetalhes de mosquitos e barbeiros da região Sudeste”
Foram apresentadas microfotografias do mosquito Aedes aegypti, com detalhes microscópicos de sua anatomia. O público pôde comparar ainda as diversas espécies do barbeiro, inseto que transmite o mal de Chagas e habita a região Sudeste, na mostra de fotografias do Laboratório de Referência em Taxonomia de Triatomíneos/Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Arte-insetos
Os participantes reconheceram, desenharam e pintaram os detalhes do mosquito Aedes aegypti e dos barbeiros do Sudeste.

Venha ouvir e contar você também!
Em um espaço aconchegante para a leitura, os visitantes se divertiram com livros e com as histórias contadas pelos voluntários, que falaram também de sua paixão por cada uma dessas narrativas. Os visitantes puderam ainda participar se tornando eles mesmos contadores de histórias!

Oficina do livro-jogo “Unidos para produzir um lugar saudável”
O jogo proporciona a reflexão sobre o que você pode fazer para solucionar os problemas socioambientais à nossa volta num jogo cooperativo. Aqui a competição é contra o tempo!

Show de ciência
Os visitantes participaram da realização de experimentos interativos em Química e Física, com a utilização de mágica e artes cênicas.

Contadores de histórias
O público mergulhou no mundo da literatura, em uma atividade que misturou fantasia, ciência, saúde e envolventes histórias. Nesse sábado, o tema foi "No clima do planeta!" e os Contadores entraram na onda da Rio+20 para falar sobre a relação do Homem com a Terra. O público pôde ainda se deliciar com outras histórias que constam no acervo da nossa Biblioteca Móvel.

O que é que ela tem, doutor?
Em meio a suas andanças e pesquisas por Minas Gerais, Carlos Chagas encontra duas sertanejas. Uma delas, preocupada, pede logo ao doutor que examine sua irmã – há semanas, ela apresenta febre, olhos inchados e outros sintomas. Ao examiná-la, Chagas se preocupa também: ela está gravemente doente! Mas de quê? Assim começa a esquete, que, por meio do teatro e de uma linguagem leve, fala sobre o mal de Chagas.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça