Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Cidade natal de Oswaldo Cruz, São Luiz do Paraitinga (SP) recebeu de 2 a 5 de agosto o Ciência Móvel, nosso caminhão da ciência! A iniciativa chegou ao município para integrar a programação da Semana Oswaldo Cruz, em comemoração ao aniversário do nascimento do cientista, que desempenhou importante papel no combate à peste bubônica e à febre amarela no início do século 20.

Entre as atrações do Ciência Móvel, estava o Girotec, um giroscópio humano que desafiará o visitante a equilibrar os eixos de rotação enquanto seu corpo gira em várias direções. O Ciência Móvel traz ainda a pilha humana, uma atividade que convida o visitante a fechar um circuito com suas próprias mãos e investigar a corrente elétrica que é gerada.

Nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz viveu na cidade natal até 1877, quando sua família se transferiu para o Rio. Aos 15 anos, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e formou-se médico em 24 de dezembro de 1892. Depois de estudar no Instituto Pasteur de Paris, ele retornou ao Brasil e ocupou diferentes cargos públicos, como diretor do Instituto Soroterápico Federal, que deu origem à Fiocruz.


Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom