Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

O programa visa fortalecer as ações da instituição, como reestruturação das peças de teatro, entre outros. 



Programa Amigos do Museu da Vida lança ações para fortalecer atividades de divulgação científica do museu


Na próxima sexta, dia 12, o "Programa Amigos do Museu da Vida: uma rede de saúde, ciência e cultura” será apresentado ao público! O Ministério da Cultura e o Museu da Vida convidam você a participar e conhecer a iniciativa! Na ocasião, o "Ciência Móvel - Vida e Saúde para todos" também vai anunciar a temporada de itinerância 2015 do caminhão da ciência.

O programa marca uma série de acontecimentos para fortalecer as ações de divulgação científica do Museu na sociedade. Um deles é o ônibus “Expresso da Ciência”, que vai funcionar de forma exclusiva e gratuita para escolas públicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que não têm fácil acesso ao Museu. “Foi criada uma rede de escolas parceiras, incluindo, principalmente, aquelas no entorno da Fiocruz, mais vulneráveis socialmente. A partir de 15 de junho, vamos montar um programa de ação continuada com algumas escolas para facilitar esse acesso. Para saber mais, basta ligar para (21) 2590-6747”, explica Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida. Saiba aqui como ele vai funcionar.

Sobre o Programa, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Paulo Elian, também destaca o lançamento do ônibus e adianta planos futuros. “Como desdobramento desta iniciativa teremos em breve ações mais impactantes no sentido de integrar o Museu da Vida ao circuito cultural da Grande Rio. Pontos de embarque em alguns locais da cidade podem atingir um público que, por diferentes fatores, ainda não desfrutou da experiência de conhecer o Museu", afirma Elian.

O ônibus, adesivado exclusivamente para as escolas, vai permitir maior facilidade de acesso à instituição! (Foto: Fábio Iglesias)

Outra novidade é a revitalização das intervenções teatrais. Peças em cartaz, como “Aprendiz de Feiticeiro”, “Aventuras no Castelo” e a esquete “Conferência Sinistra”, já estrearam neste ano com reformulações. No segundo semestre, uma nova peça será lançada! Baseada na literatura de cordel e voltada para público jovem, a trama abordará o HIV e será uma parceria com o Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz (INI).

Outra área que passará pelo mesmo processo é o Parque da Ciência: diversos aparelhos serão renovados, como Ligações Dançantes, Ciclos e Ritmos, Pedalando Ondas, Pilha Humana, entre outros. Ele também receberá rampas de acessibilidade. A maquete do Centro de Recepção é outro item contemplado no Programa: ela será mais interativa e dará detalhes sobre o campus da Fiocruz, com um guia virtual para indicar os principais prédios e aspectos históricos da instituição.

De acordo com Luis Fernando Donadio, coordenador de captação de recursos da Fiocruz, a cada ano haverá a oportunidade de adesão de novos parceiros. “Desejamos que esta rede de parcerias cresça e, a partir de ações integradas, possibilite cada vez mais o desenvolvimento de iniciativas de inclusão cultural, social e científica”, explica.

O Programa Amigos do Museu da Vida tem patrocínio da IBM e copatrocínio da Nortec Química e Schott, todos com uso da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O lançamento será às 14h, no auditório do Museu da Vida, e contará com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Paulo Elian, e do chefe do Museu da Vida, Diego Bevilaqua. O Museu está localizado no campus Manguinhos da Fiocruz, que fica na av. Brasil, n° 4365, em frente à passarela seis. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747.

Participe e venha ver de perto essas iniciativas! Para mais informações sobre o ônibus Expresso da Ciência, clique aqui.

#PartiuMuseudaVida

Programa Amigos do Museu da Vida
Data: 12 de junho
Horários: Das 14h às 15h30
Preço: Entrada franca
Local: Auditório do Museu da Vida
Endereço: Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro

Atualizado em 10/06/2015


Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça