Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Em cartaz no Museu da Vida desde o dia 31 de março de 2015, a mostra “Pelos caminhos do SUS” recebeu profissionais da saúde do Hospital Municipal Rocha Maia, no Rio de Janeiro, e da coordenação da Área Programática 21 (AP 21), que também pertence ao município. O grupo participou de todas as atividades da exposição e ainda dialogou com um dos curadores, o historiador e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz Carlos Henrique Paiva, e com Vanessa Nolasco Ferreira, uma das organizadoras.

Segundo a presidente do Centro de Estudos do Hospital Rocha Maia, Vanessa Pinto, a ideia da visita foi oferecer uma perspectiva do campo da saúde para além daquela que se tem no cotidiano dos serviços. “O tema da Semana de Enfermagem deste ano é Enfermagem em Defesa do SUS, uma preparação para a próxima Conferência de Saúde. O grupo pode ver na prática como podemos contribuir na construção de um sistema de saúde cidadão, aliando a nossa visão política à nossa visão técnica e assistencial”, explicou.

A socióloga Verônica Vantine elogiou a visita: “O design está bonito, e o conteúdo é de fácil entendimento”. Para a colega Simone Santos, enfermeira do Hospital Rocha Maia, o que chama atenção é a apresentação do conteúdo. “Quando você estuda sobre o SUS nos livros, é tudo muito maçante. Aqui dá para ver o funcionamento do sistema na prática”, elogiou.

Carlos Paiva classificou como fundamental a visita de um grupo com esse perfil. “Essa é a oportunidade de dialogar com o profissional da área da saúde e favorecer a aproximação dele com as temáticas, conceitos, doutrinas e terminologias do Sistema de Saúde, além de formar multiplicadores de informações”.

A exposição “Pelos caminhos do SUS” está em cartaz na sala de exposições temporárias do Museu da Vida até julho. A visita é gratuita de terça a sexta, das 9h às 16h30 mediante agendamento, e aos sábados, das 10h às 16h mediante visita livre. O Museu fica dentro do campus Manguinhos da Fiocruz, que está localizada na av. Brasil, nº 4365, em frente à passarela seis. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747.

 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom