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As inscrições vão até o dia 27 de junho
Opa, tem oportunidade para alunos de graduação na área! O Museu da Vida está com vagas abertas no campo da educação em museus, para atuar no atendimento ao público visitante. É necessário estar cursando história a partir do 4° período da faculdade. A carga horária é de 20 horas semanais e é importante que o candidato tenha disponibilidade nas tardes de segunda-feira para reuniões de estudo e de equipe.

O processo seletivo conta com análise curricular e entrevista. Os interessados devem encaminhar currículo para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 27 de junho. Partiu compartilhar!

Publicado em 23 de junho de 2016


A gente também visita universidades brasileiras e outros museus! Visitamos laboratórios de neurocientistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É muito irado observar neurônios num microscópio!
Fala, galera! Somos a equipe BioSin, formada por jovens de ensino médio, graduandos e profissionais do MV que estão mega empolgados com a ideia de bater um papo sobre biologia sintética com a sociedade. Ao longo de 2016, estamos envolvidos em atividades de divulgação científica, desde a elaboração de pequenos vídeos para o Youtube do Museu da Vida até a organização de um evento sobre questões éticas na ciência que promete ser muito louco!

Nossa ideia é levantar questões sobre a área da biologia sintética, que está crescendo no Brasil, com uma pegada artística, cultural, científica, ética... são muitas as possibilidades! Neste projeto, o Museu da Vida está atuando como parceiro da Rede Europeia de Centros e Museus de Ciência (Ecsite, na sigla em inglês). Nós fomos a única instituição da América Latina selecionada para participar, junto com outros museus estrangeiros, dessa iniciativa cuja sigla é um pouco complicada, e o nome é bem grandinho: Synenergene. Traduzindo este monte de letrinhas para o português, fica assim: Inovação e Pesquisa Responsável em Biologia Sintética.

Queremos trazer a sociedade para junto do debate, buscando engajar a população no tema e mobilizando jovens, sociedade civil, tomadores de decisão, pesquisadores... ou seja, gente como a gente! ;) Ah! Vale lembrar que ainda não sabemos ao certo o que é biologia sintética: a gente embarcou nessa para descobrir juntos! Já percebemos que, na ciência, ao mesmo tempo em que essa área é super promissora e cheia de potencial, ela também está levantando várias questões éticas e legais. Isso é normal, saca? Esse é o momento para refletir sobre como a biologia sintética está evoluindo e como ela pode adotar práticas conscientes.

Olha a gente no topo do Castelo Mourisco!A ciência tem bastante disso. Afinal, os cientistas não sabem de tudo e eles precisam refletir sobre a prática deles. A Fundação Oswaldo Cruz, como instituição pública vinculada à área da saúde e de pesquisa, também adota práticas que estão relacionadas à biologia sintética. Essa é uma área que a vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz está de olho e investindo esforços para que ela se fortaleça cada vez mais por aqui.

Nossos vídeos serão sempre divulgados no Face (/museudavida) e Twitter (@museudavida). Para assisti-los, acesse o canal do MV no YouTube. 

Esperamos que você curta tanto quanto a gente está curtindo! Fique de olho nessa página para saber das novidades!
Um abraço da equipe BioSin =) #DivulgaAêMV
A exposição “Biodiversidade e saúde” esteve em cartaz no Sesc Balneário e ficou por lá até 16 de setembro! Voltada para público a partir de 12 anos, a mostra estimula a reflexão sobre as relações entre biodiversidade, saúde e suas perspectivas socioambientais - especialmente no Brasil.

Desenvolvida em 2013 numa parceria com Farmanguinhos, da Fiocruz, a exposição está dividida em painéis e módulos interativos que convidam o visitante a compreender a complexidade da vida em diferentes níveis de hierarquia e a conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. Outro ponto importante é permitir que o público reflita sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Entre as atividades, há um jogo da memória que apresenta informações sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção e outras atrações interativas que abordam as relações ecológicas que acontecem numa floresta.

A iniciativa aconteceu devido à parceria firmada com o Sesc Ciência em 2016. Programa criado em 1987, o Sesc Ciência está presente em todo o território nacional, estimulando ações de divulgação científica pelo país. Muitas cidades pequenas, em especial as do interior dos estados sem grandes recursos, se beneficiam do programa: mais de 250 cidades já receberam atividades de divulgação científica, totalizando cerca de um milhão de visitantes por todo o Brasil.

A exposição pôde ser visitada no Sesc Balneário - Sala de Ciências, localizado na avenida Constantinopla, 288, em Alvorada, Manaus.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promoveu, no dia 22 de junho, o primeiro encontro de 2016 do projeto “Museu de ideias - educação em debate”. O projeto foi realizado em parceria com setores educativos de outros museus do Rio de Janeiro, entre eles o Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida. Na programação, teve a mesa-redonda "Crianças no museu: estudos e relatos de mediação", realizada no auditório do prédio anexo do Mast e formada por Cristina Carvalho, professora do programa de pós-graduação em Educação da PUC-Rio; Thamiris Lopes e Maria Emília Santos, da PUC-Rio; e Adriana Vicente, coordenadora do Programa Educativo da Casa da Ciência, da UFRJ.

Em sua 8ª edição, o Museu de Ideias trouxe como tema central a educação infantil em museus. O propósito foi ampliar o debate e a reflexão acerca das múltiplas questões que envolvem o tema. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 3514-5233 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O girotec foi uma das atrações!
Com uma carreta cheia de equipamentos interativos levando ciência, brincadeira e muito conhecimento, o "Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos" foi a Mesquita, no Rio de Janeiro! A proposta, que comemora este ano uma década de sucesso, tem como objetivo promover a divulgação científica de forma lúdica, beneficiando moradores de cidades que não possuem museus de ciência. A carreta ficou estacionada na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, onde os módulos foram montados e visitados gratuitamente pela população.

A bancada de microscopia, câmaras escuras, pilha humana, casa maquete, além da cadeira giratória e outros equipamentos foram as atrações. Para conhecer as atividades do caminhão, clique aqui.
O final dos tempos inquieta a humanidade há seculos e já inspirou uma série de crenças, teorias e opiniões. A expo oferece a oportunidade de refletir sobre essas diferentes versões. Foto: Renata Fontanetto
O que você diria sobre o fim do mundo? Baseados em respostas de cerca de 200 pessoas em um questionário on-line, alunos do curso de museologia da Unirio, com apoio do Museu Nacional da UFRJ, criaram a expo "Isso é o fim do mundo!", que ficou em cartaz no Salão de exposições temporárias do museu até 28 de maio.

Segundo Marina Lima, aluna e uma das organizadoras, o objetivo é estimular o visitante a conhecer, refletir e questionar a diversidade de opiniões sobre o tema. Para isso, são utilizados diversos recursos, de livros sagrados (como a Bíblia e o Alcorão), a músicas, efeitos de iluminação e peças museológicas.

"Estamos felizes e otimistas com esta iniciativa, que abriu novas possibilidades para o nosso público, trazendo outros olhares para as exposições temporárias apresentadas no MV”, afirma Diego Vaz Bevilaqua, chefe do Museu da Vida.

“A concepção de uma exposição é uma ideia que vai crescendo, é um desafio”, destaca Marina. A exposição é organizada em três módulos: científico, simbólico e humano. O primeiro aborda o discurso teórico da ciência sobre as diferentes possibilidades de fim do mundo, no processo dinâmico do próprio universo. No segundo, o tema é apresentado sob a ótica de lendas, mitos e crenças religiosas de diferentes culturas e grupos sociais. Já no terceiro, o aspecto humano é desenvolvido a fim de causar impacto e conscientizar, com imagens de guerra, desastres naturais e poluição, mostrando ações do ser humano que contribuem para a aceleração do processo de degradação do meio ambiente.

“A exposição demonstra como a ciência e as demais dimensões da vida estão entrelaçadas, mesmo quando o tema é o término da vida em nosso planeta. Esse é um tema que instiga as pessoas desde tempos remotos. A Fiocruz, enquanto importante instituição de pesquisa científica, desenvolve papel de destaque no combate às epidemias e pandemias que povoam o imaginário social, como grande fator de risco à vida em nosso planeta”, afirma Alessandro Batista, coordenador do Serviço de Visitação e Atendimento ao Público do Museu da Vida.

Além de alguns livros clássicos que ajudam a entender o assunto - como "A origem das espécies", de Charles Darwin; "Vida e morte do planeta Terra", escrito pelo paleontólogo Peter Ward e pelo astrofísico Donald Brownlee; "Os miseráveis", de Victor Hugo; e "A guerra dos mundos", de H. G. Wells -, os organizadores também abordam o tema a partir de obras de arte, como 'O tormento de Santo Antônio', de Michelangelo; e 'Os retirantes', de Portinari.
No dia 6 de junho, no Auditório do Museu da Vida, recebemos pesquisadores do Brasil, Colômbia e Estados Unidos em evento gratuito e aberto ao público: “Ciência e sociedade: inclusão e empoderamento”. O evento, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), debaterá temas como o impacto de museus de ciência na sociedade e questões de gênero na ciência. Para assistir ao evento ao vivo, acesse este link.

Confira a programação!

9h às 9h15 | Coffee break
9h15 às 9h30 | Abertura

9h30 às 12h | Impacto dos museus e centros de ciência na sociedade
Mediação: Vanessa Guimarães – Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus do Museu da Vida

A contribuição dos museus para o interesse e entendimento público sobre ciência
A palestra fará um breve resumo de onde, quando e por que o público se engaja em ciência. Serão apresentados resultados do Estudo Internacional de Impacto de Centros de Ciência, uma pesquisa em grande escala que fornece um perfil inicial das contribuições dadas pelos museus e centros de ciência para o interesse e entendimento público em ciência.

John H. Falk | Diretor do Instituto para Aprendizado e Inovação de Oregon (EUA) e professor de Aprendizado de Livre Escolha do Sea Grant, da Universidade do Estado do Oregon.

Em busca do menos provável: museus e centros de ciência podem gerar experiências transformadoras?
Muitos museus e centros de ciência têm o objetivo de transformar ou de ter resultados transformadores em suas missões. Há evidências de que tais impactos são possíveis? Para quais visitantes e em que condições?

Lynn D. Dierking | Professora de Aprendizado de Livre Escolha em Ciência do Sea Grant, da Universidade do Estado do Oregon (EUA), e diretora associada no Instituto para Aprendizado e Inovação, de Oregon.

Medindo o impacto de um centro de ciência: o que aprendemos através da experiência do Maloka
A palestra trará resultados obtidos pelo Centro de Ciências Maloka, em Bogotá (Colômbia), no Estudo Internacional de Impacto de Museus e Centros de Ciência.

Sigrid Falla | Diretora da área de Ciência e Sociedade no Maloka

13h30 às 13h45 | Coffee Break

14h às 16h30 | A questão de gênero na ciência
Mediação: Magali Romero Sá - vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz

Apresentação do Comitê de Gênero da Fiocruz
Serão apresentados o histórico do Comitê e as atividades desenvolvidas no ano de 2015, destacando os desafios para o biênio 2016-17, que incluem, por exemplo, a ampliação da participação das unidades da Fiocruz na política institucional.

Márcia Agostini | Comitê Pró-equidade de Gênero e Raça, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp)

Efeito cascata: o impacto a longo prazo das experiências de livre escolha em ciência para meninas
Centenas de programas de ciência para as meninas são financiados e implementados a cada ano. Há evidências de curto prazo de que eles podem ser influentes, permitindo que meninas se envolvam com STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), em situações do cotidiano, e construindo capacidade, confiança e atitudes positivas em relação à ciência. No entanto, apesar de investimento significativo, sabe-se pouco sobre a contribuição a longo prazo que tais programas trazem. Esta apresentação discutirá um estudo retrospectivo que documentou as percepções de jovens mulheres que participaram de programas que estimulavam a relação com STEM.

Lynn D. Dierking | Professora de Aprendizado de Livre Escolha em Ciência do Sea Grant, da Universidade do Estado do Oregon (EUA), e diretora associada no Instituto para Aprendizado e Inovação, de Oregon.

Gênero e ciência na sociedade do conhecimento: avanços e desafios
A apresentação discutirá a importância de gênero e ciência para o desenvolvimento sustentável e discutirá iniciativas internacionais que contribuem para o avanço do tema.

Alice Rangel de Paiva Abreu | Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretora do GenderInSITE

El@s - Gênero versus assédio na astronomia brasileira
Dados públicos da União Astronômica Internacional serão apresentados para falar sobre a distribuição de membros na área de astronomia, no Brasil e no mundo. Em seguida, os dados do Levantamento sobre o Ambiente de Trabalho na Astronomia Brasileira serão trazidos ao debate para discutir a relação de gênero e assédio no universo local.

Denise R. Gonçalves | Observatório do Valongo, da UFRJ

Pós-graduações dos institutos de pesquisa: presença e participação de mulheres nas tarefas acadêmico-científicas
A despeito das significativas mudanças ocorridas no sistema de C&T brasileiro nas últimas décadas, ainda é dominante a presença de homens ocupando cargos de prestígio nas principais instituições do setor, inclusive em institutos de pesquisa. A apresentação focará na presença e no desempenho em diferentes atividades acadêmicas de homens e mulheres, vinculados a programas de pós-graduações de 31 institutos de pesquisa do governo federal.

Jaqueline Leta | UFRJ


Para eventuais dúvidas, contate o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou envie uma mensagem pelo Facebook do MV (/museudavida).
A Fundação Oswaldo Cruz lançou em uma terça-feira, dia 17 de maio de 2016, nota contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações. A nota afirma que “os pesquisadores brasileiros têm uma profunda e séria percepção de que o momento pelo qual passa o país é extremamente grave, devido à atual conjuntura político-institucional e econômica. Diante desse quadro, é necessário fazer uma análise, solidamente estruturada, para minimizar os reflexos oriundos de acordos políticos que podem ameaçar os avanços conquistados, ao longo de décadas, pelas instituições de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento da sociedade brasileira”.

Em apoio ao manifesto divulgado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Fundação Oswaldo Cruz posiciona-se contrária à fusão, por motivos claros de conflito entre as missões, visões e objetivos dos dois órgãos. O MCTI tem como linhas de atuação fomentar, junto a agências financiadoras, o desenvolvimento da ciência e tecnologia e desenvolver investigação científica em seus Institutos de Pesquisa. O Ministério das Comunicações age junto a órgãos de controle que visam dar transparência e acesso às ações governamentais, além de proporcionar a interação com a sociedade civil. Portanto, são claras as diferenças entre os procedimentos adotados pelos dois ministérios e suas respectivas áreas de atuação, para que se possa unificá-los em uma única estrutura.

Como aponta a nota da Fiocruz, “é notória, cada vez mais e em todo o mundo, a preocupação com o crescimento sustentável dos países por meio do investimento em políticas públicas direcionadas à ciência e à tecnologia, englobando diversas áreas de atuação dos governos, como saúde, meio ambiente, educação e outras. Ciência e tecnologia são molas propulsoras do desenvolvimento, mas de um desenvolvimento sustentável, voltado para a paz e o bem da sociedade”.

Outro retrocesso indubitável é a extinção do Ministério da Cultura pelo governo interino. Um dos grandes marcos da redemocratização, o MinC é responsável por gerir a política nacional de cultura e a proteção do patrimônio histórico e cultural, trabalhando fortemente na dimensão cidadã da cultura. Um dos preceitos do MinC é o entendimento de que a cultura é um direito básico do cidadão e que é necessário garantir que os brasileiros participem mais da vida cultural, tendo mais acesso a livros, espetáculos de dança, teatro e circo, exposições de artes, filmes nacionais, apresentações musicais, expressões da cultura popular, museus, entre outros.

Como espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, o Museu da Vida lamenta profundamente qualquer enfraquecimento tanto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como do Ministério da Cultura. Ambos têm se mostrado fundamentais em suas áreas específicas de atuação. Além disso, ciência e cultura são áreas chaves para a formação de cidadãos e para pensar um novo e melhor futuro para o Brasil.

Criado em 2015, o “Programa Amigos do Museu da Vida: uma rede de saúde, ciência e cultura” vai comemorar mais um ano de edição com programação animada! O evento, aberto ao público, será realizado no dia 20 de maio, na Tenda da Ciência, às 10h, junto com outras atividades daSemana Nacional de Museus. A data também marca as comemorações dos 17 anos do Museu!

A cerimônia de lançamento contará com a presença do diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Paulo Elian; a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação, Nísia Trindade Lima; e o chefe do Museu da Vida, Diego Bevilaqua. As empresas patrocinadoras do Programa - IBM, SCHOTT e Janssen - também estarão presentes. Na ocasião, será firmada uma parceria com o Sesc para que as exposições do Museu comecem a itinerar por algumas unidades da instituição, o que levará ainda mais ciência, saúde e tecnologia para outros cantos do Brasil!

Ao longo do dia, será possível conferir atrações como a expo “Sharingrafia”, da fotógrafa Maria Buzanovsky, que estará em cartaz no Centro de Recepção. A mostra, que já passou por Lyon, na França, e o Museu de Arte do Rio, traz imagens que retratam jovens dançarinos do passinho.

Os mais interessados por arquitetura e história poderão conhecer o prédio centenário da Cavalariça, que integra o núcleo arquitetônico da Fiocruz e que foi restaurado recentemente. As visitas guiadas acontecem às 10h30 e 13h30. Já quem curte uma atividade cheia de emoção não pode perder o Girotec, equipamento do Ciência Móvel que, ao girar o corpo do visitante em várias direções, simula a sensação de flutuar sem peso, tal qual um astronauta no espaço!

A peça “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” não ficará de fora! Em linguagem de cordel, ela conta a história de amor de dois jovens de famílias rivais que se apaixonam igual Romeu e Julieta. No entanto, uma notícia inesperada irá mexer com esse romance. De forma lúdica, a peça tenta dialogar com o público jovem sobre a importância da camisinha, o preconceito em relação aos portadores do vírus HIV e a Aids.

Venha comemorar conosco! O Museu da Vida fica na avenida Brasil, no campus Fiocruz, em Manguinhos, n. 4365, perto da passarela 6. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747.


Como conversar sobre ciências com crianças? Este foi o tema do seminário da Especialização 2016, realizado no dia 16 de maio de 2016, na Tenda da Ciência. O encontro, aberto ao público, teve como palestrantes Hilda Gomes, coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida, e Marcos Gonzalez, pesquisador do Museu do Meio Ambiente, localizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Bióloga por formação, Hilda defendeu que o conhecimento sobre aspectos do desenvolvimento infantil pode ser uma poderosa estratégia que potencializa a elaboração de exposições e outras atividades educativas em museus de ciências. Em sua palestra, “Quem são essas crianças?”, ela levantou pistas sobre especificidades do público infantil para ajudar profissionais que trabalham com educação em museus.

Já Marcos resgatou uma experiência pedagógica do conde e escritor russo Leon Tolstói, que acreditava que a criança é, por natureza, uma criatura perfeita, cujo desenvolvimento livre não deve ser perturbado. De acordo com este autor, o conhecimento não deveria ser imposto ao aluno contra sua vontade, e o professor deveria atuar no processo de formação como um guia. Marcos acredita que essa experiência pode auxiliar mediadores de museus ao dialogar com um público não especializado.


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agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

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