Ir para o conteúdo

É com grande preocupação que a Fundação Oswaldo Cruz recebe a notícia veiculada pelo Ofício nº 245/2018 – GAB/PR/Capes, a respeito dos gravíssimos cortes a serem implementados no orçamento de 2019, que afetarão programas de pós-graduação stricto sensu, formação de profissionais da Educação Básica e cooperação internacional.

O orçamento proposto para a Capes representa uma grave ameaça ao bem sucedido esforço nacional de formação de pessoal de elevada capacitação. Ao longo de décadas e durante diferentes governos, esta importante política pública foi preservada em situações econômicas difíceis. Se efetivamente concretizada, tal decisão comprometerá anos de investimento e terá reflexos duradouros. 

A Fiocruz, diante do seu papel estratégico de formação e produção de conhecimento científico para o SUS e para o sistema de C&T, será gravemente afetada em todos níveis e áreas de atuação, envolvendo todas as áreas de conhecimento necessárias à abordagem integrada da saúde, com impacto na pesquisa básica, na atenção à saúde, na vigilância, e  na produção de biofármacos, vacinas, medicamentos  e outros insumos relevantes para a saúde pública.

Os cortes também afetarão os esforços de cooperação internacional, pilar da troca de experiências entre o Brasil e instituições de outros países, que vem possibilitando à Fiocruz o aperfeiçoamento de sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento do Brasil, da América Latina e dos países africanos de língua portuguesa.

Esperamos que tal decisão seja revertida para viabilizar a manutenção dos programas da Capes, evitando maiores danos ao esforço da comunidade acadêmica nacional, tão importantes para a melhoria da qualidade vida dos brasileiros e para a soberania do país.

Conselho Deliberativo da Fiocruz

Fonte: Portal Fiocruz

Publicado em 06/08/2018.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça