Com o propósito de apresentar pesquisas e relatos de experiências no âmbito da educação museal e contribuir com reflexões teóricas que permeiam as práticas educativas em museus na atualidade, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) realiza, no próximo dia 17, às 14h, a mesa-redonda "A colaboração entre museus: ações culturais e escola". A iniciativa faz parte da programação da 10ª edição do projeto "Museu de Ideias – a educação em debate", que este ano elegeu como tema de discussão o trabalho colaborativo em museus. Confira, abaixo, os temas e os palestrantes da roda de debate:

Conhecendo a cidade entre museus
Palestrante: Laura Taves, gerente de Desenvolvimento de Público e Relações Comunitárias do Museu do Amanhã

Entre os museus há uma cidade. Com o objetivo de estimular a visitação dos jovens moradores da região portuária do Rio a espaços dedicados à cultura, o Museu do Amanhã, através do projeto Entre Museus, convida seus vizinhos para um passeio pelas artes e pela ciência, reconhecendo a cidade e expandindo o seu conhecimento.

Projeto escola e museu: lugar de encontros, interlocuções, práticas colaborativas e protagonismos
Palestrante: Carlos Miguez, coordenador do Programa de Educação da Casa Museu Eva Klabin

O convidado falará sobre o projeto que dá nome à palestra, mencionando sua relevância mediante a criação de uma rede de trabalho colaborativo entre três instâncias – Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, museus e escolas. Além disso, abordará a preocupação com a elaboração de proposições que exercitem o protagonismo e as reverberações de ideias e ações.

Turismo cultural no bairro imperial de São Cristóvão
Palestrante: Omar Martins, membro da equipe da Coordenação de Educação em Ciências - COEDU/Mast e coordenador do programa Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão

O programa é uma proposta de trabalho colaborativo entre cerca de dez instituições que fazem parte de um circuito histórico, científico e cultural no bairro Imperial de São Cristóvão. Sua realização conta com ônibus circulando gratuitamente, bilheterias franqueadas e ações educativas para toda a família. Os diversos aspectos que envolvem a organização desse evento, bem como dificuldades, desafios e conquistas ao longo dos seus dez anos de atuação, serão abordados.

O Museu de Ideias é um projeto organizado a partir de ciclos de palestras e contempla museus inseridos em diferentes modelos conceituais. A iniciativa é uma parceria entre o Mast, Museu da Chácara do Céu, Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu Nacional (MN) e o Museu da Vida (MV-COC/FIOCRUZ).