Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

O Museu da Vida Itinerante acaba de lançar mais dois volumes da série Os Mensageiros das Estrelas. As publicações mensais - Sistema Solar e Constelações - reúnem conteúdos básicos de astronomia para o público em geral.  O material desenvolvido por um grupo de planetaristas do Ciênca Móvel é gratuito. 

O 5o volume propõe ao público uma viagem no tempo para relembrar importantes missões espaciais no planeta Vênus e mais. Na publicação “Os Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar”, conheça a missão Marte 2020 e saiba como participar dos desafios lunares. Já na publicação “Os Mensageiros das Estrelas: Constelações”, veja a  história de origem, os mitos e os tesouros escondidos do Cão Maior, Cão Menor, Gêmeos e Órion. 

No 6o volume, a nave Stellarium se prepara para mais uma aventura pelo Sistema.  Na seção Andarilhos Celestes, do caderno “Os Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar”, seguiremos nossa missão exploratória por Marte. Na seção Fenômenos Extra (ordinários),  entenda como ocorre o equinócio e sua relação com as estações do ano.  Em “Os Mensageiros das Estrelas: Constelações”, veja quais são as configurações celestes que estampam a edição e saiba como reconhecê-las no céu noturno de sua cidade através do software gratuito de astronomia, o Stellarium.

A cada capítulo, imagens reais do Cosmos e ilustrações inéditas das configurações celestes que compõem as novas publicações. Essas e outras ilustrações podem ser vistas também no álbum "Viagem ao Universo em 88 Constelações", no Flickr do Museu da Vida. Todas disponíveis para download.  

Pensa que acabou? Dando continuidade à nossa missão de levar entretenimento e conteúdo para o seu lar, os mensageiros produziram dois jogos on-line inspirados em personagens do volume 5. No “Game Asterismo”, você será desafiado a encontrar o mais extraordinário caçador da mitologia greco-romana e o único mortal por quem a deusa Ártemis já se encantou: Órion. Durante a busca, estrelas importantes da constelação serão reveladas. Já no quiz “Desvendando Gêmeos”, você terá a chance de testar seus conhecimentos gerais em astronomia enquanto explora a 8ª maior constelação do zodíaco. O acesso aos jogos é gratuito e direto pelo navegador. 

As coleções Os Mensageiros das Estrelas integram as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

 

Publicações digitais:  

Os Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Vol. 5

Os Mensageiros das Estrelas: Constelações - Vol. 5

Os Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Vol. 6

Os Mensageiros das Estrelas: Constelações - Vol 6

 

Clique nas imagens abaixo e acesse os respectivos conteúdos.  

Jogos virtuais do mês: 

    

 

Álbum "Uma viagem ao Universo em 88 Constelações", do Flickr do Museu da Vida:

 

Atualizado em 20 de abril de 2021.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça