Por Renata Bohrer

O Museu da Vida Itinerante acaba de lançar os novos volumes dos Mensageiros das Estrelas. Divididas em duas coleções - Sistema Solar e Constelações -, as publicações mensais reúnem conteúdos básicos de astronomia teórica e observacional para o público em geral. Todo o material é disponibilizado gratuitamente no site do Museu da Vida.

Organizada em três eixos temáticos, a publicação “Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar” aborda conteúdos relacionados às fases da Lua e seus encontros com outros astros, apresenta particularidades sobre os planetas do nosso Sistema e traz ainda em destaque os eventos astronômicos do mês.

Já a obra “Mensageiros das Estrelas: Constelações” propõe ao leitor uma verdadeira Jornada além das Estrelas. No roteiro, constelações visíveis no céu do mês e seus tesouros cósmicos. Ao todo, são quatro conjuntos de estrelas que estampam cada volume.

A grande novidade do mês de dezembro fica por conta das ilustrações que compõem os cadernos educativos. Do artista Caio Baldi, essas ilustrações agora podem ser vistas também no Flickr do Museu da Vida. O álbum  "Viagem ao Universo em 88 Constelações"  traz ainda representações mitológicas do software Stellarium.

As coleções Mensageiros das Estrelas integram as ações do projeto Arte e Ciência sob Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco.

Confira agora os conteúdos disponíveis gratuitamente para download:

Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Volume 2

Mensageiros das Estrelas: Constelações - Volume 2

Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Volume 3

Mensageiros das Estrelas: Constelações - Volume 3

Atualizado em 28 de dezembro de 2020.