As atividades do caminhão da ciência, todas gratuitas, ficaram disponíveis na Primeira Igreja Batista, em Jardim Novo Realengo.
A exposição "Na Corda Bamba de Sombrinha: a saúde no fio da história" pode ser vista na Galeria de Arte Willy Voigot, que fica no prédio da Prefeitura de Nilópolis. Como foi a busca da sociedade brasileira por melhores condições de saúde desde o Brasil colônia? Como a área da saúde se desenvolveu no país desde os tempos do império? Quais momentos cruciais na história do país garantiram avanço significativo na atenção à saúde da população? A mostra ajuda a responder essas e outras perguntas, mostrando como o campo da saúde se relaciona intimamente com a política, a economia e a cultura do país.

“A ideia é mostrar como a saúde, longe de se constituir como área de atuação exclusiva da medicina ou da biologia, está intimamente relacionada às esferas da política, da economia e da cultura, influenciando e sendo influenciada por elas. A saúde é uma chave importante para a compreensão da história”, explica Carlos Fidelis Ponte, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e curador da mostra.

A exposição é composta por 12 painéis ilustrados com fotografias, reproduções de quadros e publicações sobre o tema. O uso medicinal de plantas brasileiras, as campanhas sanitárias no Rio de Janeiro no início do século XX – com posterior expansão para o interior do país – e o surgimento do Programa Nacional de Imunizações são alguns dos temas abordados na mostra.

Esperamos vocês por lá!

Até 26 de agosto
Local: Galeria de Arte Willy Voigot – na sede da Prefeitura de Nilópolis
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Grátis.
Endereço: rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro – Nilópolis

Publicado em 01/7/2017

Projeto “Itinerância nas escolas” oferece cinco exposições de pequeno porte e está aceitando pedidos de visitas para 2018!
Cidade mineira recepcionou o caminhão entre 24 e 27 de maio.
O caminhão do Ciência Móvel colocou o pé na estrada para levar atividades a Cardoso Moreira, cidade situada a 330 quilômetros do Rio de Janeiro, entre 10 e 13 de maio! As atividades se dividiram em temas, como "Por dentro de nós", "Na onda da transformação" e "Viagens cósmicas".  O primeiro compreende atividades que falam sobre o corpo humano e a saúde. Em “Na onda da transformação”, o público interage com os temas energia e movimento. Já em "Viagens cósmicas", o Planetário Digital entra em ação e oferece sessões sobre o universo!

Outra atividade para o público é a sala de vídeos: o caminhão da ciência é transformado em sala para exibir documentários e pequenos vídeos sobre alguns cientistas, como Carlos Chagas, que descobriu a doença de Chagas. A exposição foi montada no Ginásio e Praça Ibrahim Assed, no centro de Cardoso Moreira.

Atualizado em 15/05/2017

A contribuição do cientista Oswaldo Cruz no combate a doenças como a febre amarela, peste bubônica e varíola foi decisiva no início do século XX. Em 1903, houve 584 óbitos causados pela febre amarela na cidade, que era capital do Brasil; em 1908, as mortes pela doença foram apenas quatro. Organizada pelo Museu da Vida, a exposição “Oswaldo Cruz: médico do Brasil” levou a Nilópolis, no Rio, a biografia do cientista entre 26 de abril e 25 de maio! Dezoito painéis com fotografias e textos que abordam as pesquisas nas áreas de biologia, medicina, saúde pública e outros campos revelam a trajetória e obra do pesquisador.

A exposição marca o centenário da morte de Oswaldo Cruz (11 de fevereiro de 2017) e, para lembrar a data, conta com um terminal de acesso ao projeto Oswaldo Inspira (www.ioc.fiocruz.br/oswaldoinspira), iniciativa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) com documentos disponibilizados pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). Entre eles, está presente o acervo inédito repassado à Fiocruz pelo neto de Oswaldo Cruz, o médico Eduardo Oswaldo Cruz.

Na mostra, foram exibidos os documentários “Um cientista, uma história” (disponível aqui) e “Cinematógrafo Brasileiro em Dresden”, com direção de Stella Oswaldo Cruz e Eduardo Thielen, que está disponível neste link.

Entrada gratuita | Exposição “Oswaldo Cruz: médico do Brasil”
Local: Galeria de Arte Willy Voigot – sede da Prefeitura de Nilópolis
Endereço: rua Pedro Alvares Cabral, 305
Período para visitação: 26 de abril a 25 de maio
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h
Caminhão da ciência permaneceu na cidade mineira entre 10 e 12 de abril.
Entre 8 e 11 de março, o caminhão esteve na Unidade Tijuca I.
Municípios da região Sudeste podem solicitar a viagem do caminhão