Por Melissa Cannabrava

O Museu da Vida/Fiocruz oferece aos jovens de sua vizinhança o Programa de Iniciação à Produção Cultural, que é uma ação de educação não formal voltada para estudantes entre 16 e 19 anos, alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas da rede pública localizadas nas proximidades de Manguinhos, Maré e Alemão. No dia 13 deste mês, após processo seletivo que contou com entrevistas e análise de currículos, 23 jovens embarcaram na construção de mais uma etapa do Programa: a sua 11ª turma!

Em 2020, o Museu da Vida fechou para atividades presenciais devido a pandemia de Covid-19 e as atividades passaram a ser oferecidas de forma online, provocando os alunos com conteúdos focados na produção online. A turma 11 marca o retorno das atividades presenciais, que acontecem durante as tardes de terça, quarta e quinta-feira.

O novo grupo participa de atividades educativas variadas, como filmes, palestras, oficinas, debates, visitas a museus e centros culturais, buscando promover a inserção dos jovens no mundo do fazer cultural. Todas as atividades são comandadas por um grupo de mulheres talentosas: Hilda Gomes (coordenadora do programa), Carmen Evelyn (supervisora pedagógica), Nadaby Machado e Jennyffer Augusto (bolsistas do programa).

O encontro de abertura contou com um piquenique no Parque da Ciência e algumas histórias de uma década de atividades do Pró-Cultural foram exibidas no documentário 'E Foi Assim que Aconteceu... Dez Anos do Pró-Cultural'. O vídeo está disponível no YouTube do Museu da Vida.

Publicado em 11 de maio de 2022.