Por Renata Bohrer

Pronto para mais uma viagem com Os Mensageiros das Estrelas? No 11o volume da série, vamos dar continuidade à nossa missão pelo espaço e descobrir tesouros dentro e fora do Sistema Solar. Divididas em duas coleções - Constelações e Sistema Solar -, as publicações mensais foram desenvolvidas por educadores planetaristas do Ciência Móvel e reúnem conceitos básicos de astronomia para diferentes idades. Todo o material é disponibilizado gratuitamente no site do Museu da Vida.

Neste volume, conheça a 13a constelação zodiacal, Ofiúco. Ainda a bordo da nave Stellarium, voe bem alto para alcançar uma das constelações mais belas da esfera celeste. Localizada a 16,7 anos-luz de distância da Terra, a constelação de Águia promete surpreender a todos com os seus mitos e tesouros.

Exoplanetas: o que são, onde estão e como detectá-los. No caderno ME - Sistema Solar, confira as técnicas mais utilizadas para a localização de exoplanetas e saiba como reconhecer um planeta dos Cachinhos Dourados. Aperte o cinto que a nossa nave vai decolar! Com o Stellarium, inicie a sua missão pelo espaço atrás desses corpos celestes.

As coleções "Os Mensageiros das Estrelas" integram as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.

Abaixo, acesse as publicações na íntegra:

Mensageiros das Estrelas - Constelações, vol. 11

Mensageiros das Estrelas - Sistema Solar, vol. 11

Publicado em 1 de setembro de 2021.

funcionamento: Estamos fechados devido à pandemia. Siga-nos nas redes sociais!

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900