Por Melissa Cannabrava
Colaborou Renata Fontanetto

O Pró-Cultural está fazendo história em plena pandemia. O programa chegou à décima turma recebendo jovens estudantes e moradores das favelas de Manguinhos, Maré e Alemão em atividades completamente on-line. Para contribuir para a formação desses jovens, a Fiocruz disponibilizou computadores e dados de internet para os 21 alunos da turma 2021. O encontro para a entrega dos equipamentos aconteceu no dia 31 de maio, numa parceria entre a Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu da Vida (MV), a chefia do MV e a vice-diretoria de Gestão da Casa de Oswaldo Cruz (COC).

Os notebooks e modems disponibilizados aos jovens da turma 10 são uma estratégia inclusiva que torna real a chance de a turma acompanhar as atividades do programa remotamente, buscando contribuir para a redução dos danos causados pela falta das aulas presenciais na rede pública. A iniciativa também se deu com a turma 9 de 2020.

"Primeiramente, foi uma surpresa para mim ter esse material, pois sabia que meu desempenho acadêmico iria aumentar. Tenho feito mais trabalhos, pesquisas, me organizado melhor e assistido muito mais às minhas aulas. No programa, ele tem feito uma grande diferença, pois me dá mais foco para fazer o que o Pró-Cultural pede", conta Esther Marianna Macedo, aluna da atual turma.

Estimular a reflexão e discussão sobre a cultura e a realidade socioambiental do território onde está inserida a Fiocruz, bem como possibilitar a aquisição de experiências na organização, planejamento e realização de atividades culturais, são objetivos do programa, cuja atividade inaugural foi no dia 8 de junho em evento fechado no Zoom. O encontro on-line contou com a presença de Alessandro Batista (chefe do MV), Héliton Barros (coordenador do Serviço de Educação do Museu da Vida), Wagner José (diretor adjunto do Colégio Estadual Prof. Clóvis Monteiro). Além disso, contou com integrantes da equipe do Pró-Cultural: Hilda Gomes (coordenadora da Seção de Formação e do programa), Carmen Evelyn (supervisora pedagógica do Pró-Cultural) e os bolsistas Nadaby Machado, Jennyfer Augusto e Robert Santos.

Publicado em 25 de junho de 2021