Por Renata Bohrer

Em seu quarto volume, a série Os Mensageiros das Estrelas, do Museu da Vida Itinerante, convida o público a participar de mais uma sequência de missões espaciais e avançar nos conhecimentos sobre o Universo. Para tanto, as publicações do mês de janeiro propõem novas atividades que podem ser facilmente reproduzidas com o auxílio do software gratuito de astronomia: Stellarium. Todo o conteúdo foi desenvolvido por um grupo de planetaristas do Ciência Móvel e é grattuito.

Sem previsão de grandes eventos a céu aberto, a publicação de janeiro intitulada Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar convida a todos a explorar o espaço pela tela do computador. Dentro da nave Stellarium, teremos as condições ideais para desbravar o céu oculto em busca de fenômenos naturais de difícil observação. Ainda neste volume, saiba tudo sobre a chuva de meteoros Quadrântidas e veja como configurar o software de astronomia para Cultura Estelar - esta função permite que o usuário observe o céu sob o olhar de diferentes povos.

Na publicação Mensageiros das Estrelas: Constelações, vamos conhecer a história por trás do mito de Áries e reconhecer dois importantes instrumentos científicos, ambos usados comumente em viagens marítimas. E por falar em mar… Embarque na nossa viagem e veja como encontrar estrelas na quilha do navio! Todas as ilustrações do caderno educativo podem ser conferidas no álbum  Viagem ao Universo em 88 Constelações  que traz ainda representações mitológicas do Stellarium.

As coleções Os Mensageiros das Estrelas integram as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco. Confira agora os conteúdos disponíveis para download:

Publicação Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Volume 4
Publicação Mensageiros das Estrelas: Constelações - Volume 4

Publicado em 22 de janeiro de 2021.