Neste mês de outubro, o Serviço de Itinerância do Museu da Vida, Ciência Móvel, dá início às coleções educativas 'Mensageiros das Estrelas'. Divididas em duas séries, as coleções mensais oferecem um vasto material de astronomia para educadores e iniciantes que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre o universo. Entre conceitos básicos, mitos e desafios, as séries propõem instigar o público a viajar pelo cosmo sob um viés lúdico e experimental. Todo o conteúdo será disponibilizado gratuitamente no site do Museu da Vida.

Inspirado em Sidereus Nuncius – O Mensageiro das Estrelas (1610) – de Galileu Gallei, as duas coleções propõem, entre outras coisas, atividades observacionais com alguns dos objetos de estudo descritos na icônica obra do astrônomo e matemático italiano. Com uma linguagem dinâmica e envolvente, as séries conduzem o leitor a assumir o protagonismo de missões espaciais, aprendendo a “comandar” a nave Stellarium, um software livre que permite simular o céu de qualquer lugar e de qualquer momento.

Na coleção Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar, temos três missões especiais: a Missão Luna (A Gente Precisa Ver o Luar); a Missão Voyager (Andarilhos Celestes) e a Missão Deep Impact (Fenômenos Extra(ordinários)), investigando respectivamente a Lua, os planetas e fenômenos marcantes do mês. A coleção Mensageiros das Estrelas: Constelações é uma 'Jornada além das Estrelas', onde o leitor é convidado a embarcar na Missão Hubble e identificar algumas das constelações visíveis do céu do mês.

Que tal planejar as suas expedições espaciais? Ao longo das atividades, você verá como usar um dos mais populares softwares de Astronomia do mundo: o Stellarium, um simulador gratuito de observação do céu. Por ser um programa de uso comum em planetários digitais brasileiros, consideramos que o conteúdo das séries é também uma excelente ferramenta didática para profissionais da área. Ainda como parte do projeto, em breve, o público também terá acesso a vídeos educativos sobre as temáticas propostas nas duas séries.

As coleções Mensageiros das Estrelas integram as ações do projeto Arte e Ciência sob Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco.