Crédito: Gabriel Oliveira

Você deve se lembrar que, em junho, o Museu da Vida divulgou o artigo "Faltou agradecer aos... camundongos!". O texto foi um sucesso! A iniciativa foi um trabalho conjunto entre o Museu, o Laboratório de Biologia Celular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/FIOCRUZ). Agora, chegou a vez de apresentar a vocês o projeto "Camundongo: que bicho é esse?". A ideia é dialogar com professores e públicos de diferentes idades sobre esse ser vivo extraordinário, abordando aspectos diversos de sua vida, como os ancestrais, as diferentes espécies, por que a ciência e a saúde o utilizam em pesquisas, entre outros assuntos.

Uma curiosidade que muitas pessoas nem imaginam é que os camundongos são muito parecidos com as pessoas. Isso mesmo! Sua genética é entre 97 e 99% parecida com a dos seres humanos. Bem, não vamos estragar a surpresa e contar toda a história. Para os professores, os pesquisadores envolvidos neste projeto elaboraram um material riquíssimo, em formato PDF, para ser baixado e trabalhado em sala de aula.

Baixe aqui.

Além disso, no YouTube do Museu da Vida, o material foi adaptado e dividido em três pílulas científicas: vídeos curtos que podem ser compartilhados pelo WhatsApp, no Facebook, no Twitter e em outras redes sociais. Afinal, nada melhor que compartilhar informação de qualidade, pensada e criada com responsabilidade e baseada em evidências científicas.

E aí? Curtiu? Compartilha sua opinião com a gente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atualizado em 12 de setembro de 2020