Ir para o conteúdo

Por Ubirajara Rodrigues

O Coletivo Experimentalismo Brabo lançou, de forma virtual, o cordel “O Padre da Pá Virada”, em homenagem ao pároco da Paróquia Santa Bernadete, Geraldo Natalino, mais conhecido como Padre Gegê.

A obra é de autoria do Mestre em Ciências e Agitador Cultural Leo Salo, com capa de Ubirajara Rodrigues, e faz parte da série “Memória de Manguinhos em Cordel”, que conta a história de atores culturais do Complexo de Favelas de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O próximo cordel da série homenageia Geraldo Natalino, que comemora seus 18 anos como pároco da Paróquia Santa Bernadete (Higienópolis/Manguinhos). Militante das causas negras e pelos direitos das populações favelizadas, o Padre Gegê é graduado em Psicologia, Mestre em Teologia e Doutor em Ciências da Religião.

Com o apoio do Museu da Vida e do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), o Coletivo Experimentalismo Brabo distribui, gratuitamente, os folhetos de cordel em escolas, bares e outros espaços da região.

“Um Museu, seja ele de ciências ou não, é sempre um espaço da preservação da memória e da cultura. Entendendo que o Museu da Vida - Fiocruz é parte integrante e indissociável do território de Manguinhos, devemos apoiar um projeto que perpetua e fomenta a memória do território no qual o Museu está inserido. Além disso, a linguagem do cordel se comunica, de forma direta, com um importante segmento popular do nosso país que, em outros projetos do Museu, demonstrou ser uma dimensão fundamental para debatermos com a sociedade questões de valorização da ciência, da cultura e da promoção da saúde”, explica o chefe do Museu da Vida, Alessandro Machado.

Confira aqui: www.facebook.com/ebrabo

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 3865-2138

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

Johnson & Johnson ibm conheça