Ir para o conteúdo

Por TV Brasil

No quarto episódio da segunda temporada da série Parques do Brasil, vamos conhecer um dos últimos fragmentos de uma Mata Atlântica singular e ameaçada no sul da Bahia. Localizado no município de Prado, o Parque Nacional do Descobrimento protege uma área de 23 mil hectares.

Mata de Tabuleiro

No primeiro bloco, apresentamos a Mata de Tabuleiro, uma floresta que, no passado, conectava a Mata Atlântica e a Amazônia. Nessa mata, encontramos ainda hoje espécies que coexistem nos dois biomas, como a juerana, uma árvore poderosa, e o cricrió, um pássaro misterioso que avisa aos outros bichos da mata a presença de estranhos ou predadores. Nesse primeiro momento, revelamos alguns segredos dessa floresta majestosa, de lagoas a espécies ameaçadas como o queixada, a anta e a onça-parda.

Mapa do Descobrimento

No segundo bloco e em todo o episódio, exploramos os diferentes ciclos do dia, mostrando animais diurnos e noturnos, como o tamanduá-mirim, o gambá-de-orelha-preta e o tatu-galinha. As aves também são um destaque desse episódio, como a ariramba-de-cauda-ruiva, o cabeça-encarnada e o bentevizinho-do-brejo. A mata do Descobrimento revela ainda seres difíceis de serem avistados e registrados como os guigós, o veado-catingueiro, o papagaio-chauá e o balança-rabo-canela, uma ave em perigo de extinção. 

Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional do Descobrimento protege um dos maiores fragmentos da Mata de Tabuleiro no sul da Bahia. Assista no dia 06 de setembro, às 19h, na TV Brasil.

Saiba mais sobre este e os outros episódios da série Parques do Brasil no site do projeto www.curtabiodiversidade.fiocruz.br.

Publicado em 03 de setembro de 2020

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 3865-2138

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

Johnson & Johnson ibm conheça