Ir para o conteúdo

Por Flávia Carvalho - Icict

A Fundação Oswaldo Cruz está ganhando uma versão virtual dentro de um dos jogos digitais mais populares do mundo, o Minecraft! Agora, jogadores do mundo todo podem explorar uma primeira versão on-line, onde é possível circular pelo Castelo Mourisco e por um parque especialmente construído para mostrar informações sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19.  

O Minecraft é um dos jogos que aderiu à campanha #PlayApartTogether (joguem separados juntos, em português), apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa da OMS surgiu a partir da preocupação com a propagação do novo coronavírus e com o bem-estar mental das pessoas. Com o isolamento causado pela pandemia, um público maior de pessoas passou a jogar on-line. Esta é uma forma de as pessoas socializarem de maneira mais segura, prática, divertida e saudável, podendo manter o contato com amigos e parentes, mesmo estando separados fisicamente. 

O Fiocraft ainda está em obras! Até o fim de 2020, será lançada sua versão final com todo o campus da Fiocruz em Manguinhos. Os jogadores poderão explorar enquanto aprendem sobre a Fiocruz e a história da ciência e da saúde pública no Brasil. 

O projeto foi contemplado pelo edital Ideias Inovadoras do Programa Inova Fiocruz e conta com diversos profissionais da Fiocruz, entre eles Marcelo de Vasconcellos, do Icict, e Fabio Gouveia, do Museu da Vida, como coordenadores. Na equipe, também estão presentes Fernando Alves, egresso do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Flávia Carvalho, do Icict, Cynthia Dias, da EPSJV, Diego Bevilaqua, da COC, e Gustavo Audi, do Canal Saúde.

Partiu jogar? Se liga no passo a passo:

1 - Abra o Minecraft Java Edition para PC e clique em "Jogar";
2 - Escolha "Multijogador";
3 - Escolha a opção "adicionar servidor";
4 - Em "Endereço de servidor", preencha fiocraft.landhosting.net
5 - É só clicar em "Concluído" e, depois, em "Entrar no servidor" para iniciar o jogo. 

 

 

Publicado em 2 de julho de 2020

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça