Ir para o conteúdo

Oficina das Arpilleras
O público poderá conhecer a técnica de bordado – surgida, originalmente, no Chile, durante a ditadura militar – que vem sendo utilizada como forma de expressão e manifestação de mulheres atingidas por barragens. 
Horário: 10h às 11h e 11h às 12h
Público: adultos e idosos
Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção

Rap e Ciência
Show de rap com apresentação de músicas que falam sobre saneamento básico e arboviroses; infecções sexualmente transmissíveis; saúde mental; drogas e saúde pública. A atividade integra o projeto Rap e Ciência, que conta com artistas do Jacarezinho, Morro do Palácio, Alemão e Campo Grande.
Horário: 14h20
Público: adolescentes, adultos e idosos
Local: Epidauro

Sinal vermelho
O assunto é: menstruação. Será que sabemos o suficiente sobre esse tema? Quanto lixo é gerado com os absorventes descartáveis? Existem alternativas a eles? Para obter algumas respostas e sair com muitas perguntas, venha fazer parte da nossa oficina de absorventes de pano! Cuidando de nós, cuidamos do planeta. Participe!
Horário: 10h às 16h
Público: adolescentes e adultos
Local: Sala de Aula do Museu da Vida

Aventuras da Visão
Como a vista nos engana e faz ver movimento onde há somente uma imagem estática? Como é possível enxergar cores onde, antes, havia apenas preto e branco? Essa atividade explora as percepções e os fenômenos de luz e som, mostrando como a ciência pode explicá-los.
Horário: 10h às 16h
Público: todos
Local: Epidauro

Borboletário 
Em um grande viveiro ornamentado por plantas e habitado por diferentes espécies, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares e outras curiosidades sobre esses seres adoráveis!
Horário: 10h às 16h 
Público: todos
Local: Borboletário

Cidade Acessível
Nesta exposição interativa, o público é convidado a vivenciar os desafios enfrentados no dia a dia por pessoas com deficiência nas grandes cidades brasileiras. Os visitantes são chamados a exercitar o sentido da empatia e o respeito às diferenças.
Horário: 10h às 16h
Público: todos
Local: Salão de Exposições Temporárias

Parque da Ciência
Um parque de diversões e conhecimentos sobre energia, comunicação e organização da vida? Sim, aqui nós temos. E você pode até escalar e brincar de escorrega em uma célula gigante!
Horário: 10h às 16h
Público: todos
Local: Parque da Ciência

Pirâmide
Muitos jogos e experimentos científicos sobre a vida micro e macroscópica.
Horário: 10h às 16h
Público: todos
Local: Pirâmide

Visita ao Castelo
O Castelo é a principal edificação do Núcleo Histórico e Arquitetônico de Manguinhos. Ao visitar este senhor centenário, tombado como patrimônio histórico nacional, fatos, fotos e documentos revelam curiosidades de sua construção. O público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. Além da recém-inaugurada exposição "Castelo de Inspirações", recheada de matemática e interatividade, a visita inclui a Sala Costa Lima, com uma incrível coleção de insetos, e a Sala Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com várias informações e curiosidades sobre a vida desses dois importantes cientistas brasileiros. Aproveite para conhecer também o Pavilhão do Relógio com a exposição "Manguinhos Revelado".
Horário: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10
Público: todos
Local: Castelo

 

VOLTAR PARA A MATÉRIA PRINCIPAL DA FIOCRUZ NA SNCT 2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Johnson & Johnson Nova Rio conheça