Olá, eu sou o Felipe, do projeto Planta Vida, e o tema de hoje é... célula! Todos os seres vivos são formados por células. Eu, você e, claro!, elas – as plantas! Mas você já parou pra pensar que devem existir diferenças entre as células animais e vegetais? Pois é... Elas são diferentes mesmo.

A célula vegetal (modelo ao lado) apresenta uma série de particularidades, sendo relativamente simples diferenciá-la da célula animal – usando um microscópio, que fique registrado, pois células são invisíveis a olho nu!

A diferença mais notável é o fato de que a célula vegetal possui uma parede celular. Todas as células têm um envoltório chamado membrana. Acontece que as células vegetais, sobre essa membrana, têm outro envoltório, a tal parede celular. Esta estrutura é rica em celulose, substância responsável por dar rigidez e firmeza às plantas. Proteção contra ruptura por entrada de água, proteção contra microrganismos causadores de doenças e manutenção da forma da célula são algumas das principais funções da parede celular.

Os plastos – como os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos – também são estruturas encontradas nas células vegetais, mas não nas animais. Os leucoplastos servem para guardar substâncias como amido e proteínas, enquanto os cromoplastos armazenam pigmentos coloridos. O cloroplasto é um tipo de cromoplasto especial: ele é verde, porque contém clorofila, e famoso por ser a organela responsável pela fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento.

O vacúolo de suco celular é mais uma estrutura típica de células vegetais. Geralmente, esse vacúolo ocupa grande parte do volume da célula e ele apresenta funções variadas, como regulação da quantidade de água dentro da célula, armazenamento de substâncias e reciclagem de componentes celulares.

Outra característica de células vegetais é a presença de plasmodesmos, canais responsáveis pela conexão entre células vizinhas, possibilitando a troca de substâncias químicas entre elas.

Curioso pra conhecer mais sobre as células? #PartiuMuseudaVida! A famosa célula gigante do Parque da Ciência é um modelo de célula animal... Mas na Pirâmide você encontra modelos tridimensionais de células vegetais. Que tal o desafio de compará-los?

Publicado em 04/10/2019.