Um tempinho atrás, fizemos uma enquete nas redes sociais. Perguntamos aos nossos seguidores sobre qual objeto do acervo museológico do Museu da Vida eles gostariam de conhecer um pouco mais. Como resultado, vídeos sobre o objeto escolhido seriam divulgados durante a Primavera dos Museus 2019. Curioso pra conferir os vídeos? Chegou a hora: a temporada cultural Primavera dos Museus deste ano começa hoje e vai até 29 de setembro, com o tema "Museus por dentro, por dentro dos museus".

A maioria dos participantes da nossa enquete escolheu Shitala Mata. Um nome diferente, né? Shitala Mata é uma deusa hindu e uma estatueta dessa divindade faz parte do nosso acervo museológico, porque a história desse objeto se conecta à história da vacinação e da erradicação da varíola. Ficou ainda mais curioso? Então, confira os vídeos que preparamos para esta #primaveramuseus2019!

Nosso objetivo é mostrar os bastidores do Serviço de Museologia, contando as etapas do trabalho com um objeto museológico - no caso, a estatueta da Shitala Mata.

Este primeiro vídeo aborda a divulgação.

O segundo fala da pesquisa e documentação.

Já no terceiro apresentamos o tratamento técnico e a preservação.

Agora que você já assistiu aos três vídeos, que tal conhecer outros objetos museológicos em exibição nas salas de exposição do Castelo da Fiocruz? De terça a sábado, o Museu da Vida está aberto à visitação. É gratuito! E aí? #PartiuMuseudaVida na Primavera dos Museus 2019? Clique aqui para acessar a programação completa.

Confira também os vídeos sobre a pistola de vacinação

Publicado em 23/09/2019.