Ir para o conteúdo

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. A peça teve sua estreia em 25 de maio, no aniversário de 20 anos do Museu da Vida, mas a temporada começa para valer no dia 9 de julho!

O desejo de montar o espetáculo surgiu a partir da tentativa de reformular uma atividade antiga que já existia aqui no Museu da Vida, o Show de Ciências, atividade em que o público assistia a vários experimentos científicos no palco e ainda participava. No novo espetáculo, o formato é parecido, mas colocamos uma pimentinha nessa fórmula: buscamos teatralizar o Show de Ciências. O diretor Pablo Aguilar, ator do Museu da Vida, começou a pensar numa figura medieval, bastante conhecida em feiras populares de rua, alguém que lembrasse um caixeiro viajante, um alquimista com um ar charlatão. Quem melhor que Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim (ou Paracelso, em bom português)? Ele foi um médico, alquimista e ocultista suíço-alemão nascido no século XV.

“Na minha formação de ator, estudei muito a questão da palhaçaria. Acabei pensando num formato que é algo muito caro a essa arte: a formação de uma dupla. Geralmente, na dupla do palhaço, temos a relação dos palhaços Branco e Augusto. O Branco costuma ser o mestre de cerimônias, e o Augusto é a pessoa mais palhaça, que pode interpretar a figura do assistente”, explica Pablo.

Na peça, Paracelso é o grande sábio místico, enquanto Ununúltima é a assistente debochada, engraçada e mais simpática. Eles querem mostrar ao público mistérios, minúcias e malícias e, ao mesmo tempo, questionar os visitantes sobre o que existe por trás desses três ingredientes. Uma dica: muita ciência! No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los! “Fazendo esses experimentos, queremos desmistificar essa ideia de que o que se faz dentro de um laboratório é algo secreto ou inacessível. Há experiências mais específicas que usam produtos químicos que uma criança não poderia manusear, mas, no geral, são atividades gostosas de assistir e algumas, inclusive, são possíveis de reproduzir em casa”, complementa o diretor.

O que existe por trás de toda minúcia, malícia ou mistério? Venha assistir e descobrir!

A temporada está disponível de 9 de julho a 27 de setembro, nos seguintes dias e horários:

Às terças, quintas e sextas, às 10h30 e 15h
Local: auditório do Museu da Vida
Faixa etária: a partir de dez anos
Exceto: 9/8, 27/8, 30/8, 3/9, 17/9, 19/9 e 20/9
Sábados: 20/7, 3/8 e 14/9, às 11h, no auditório

Sessões extras especiais, às 10h30 e 13h30, nos dias 21/6, 28/6 e 4/7

 

Confira a ficha técnica.

 

Atualizado em 02 de julho de 2019.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Johnson & Johnson Nova Rio conheça