A próxima viagem do Ciência Móvel já tem data e destino: será para a cidade mineira de Passa Tempo, onde o museu itinerante ficará de 26 a 29 de junho. Na bagagem, cinco módulos de atividades, além do cine-ciência, onde os visitantes poderão conferir, em sessões de 20 minutos, curtas-metragens das séries "Ciência em gotas", "Um cientista, uma história" e "Profissão cientista", entre outras produções audiovisuais sobre ciência e saúde. O caminhão receberá o público no Centro Esportivo de Passa Tempo (rua Iracema Oliveira, s/n). Gratuito.

Também estão confirmadas as sessões do planetário digital inflável, no módulo "Viagens cósmicas". Outro módulo que promete atrair as atenções é o "Água é vida". Com microscópio e lupa de mesa, conectados a um aparelho de tv, os visitantes poderão observar microrganismos e larvas. Poderão também conhecer o incrível mundo dos insetos, investigando barbeiros (transmisssores da doença de Chagas), mosquitos e outros. Para a diversão ser completa, o módulo traz ainda jogos: "Água é vida", que introduz noções sobre as propriedades e usos da água; "Viagem pelo litoral", que ressalta a importância do litoral brasileiro para o país; e "Biodetetives", que simula investigações de desastres ambientais.

Com câmaras escuras e modelos de olho humano, o público vai descobrir como se formam as imagens e como funciona a visão. Nesse mesmo módulo, chamado "Por dentro de nós", os visitantes encontrarão brincaderias de ilusões de óptica - para mergulhar nos fenômenos da percepção visual - e modelos anatômicos - é possível conhecer a orelha por dentro e por fora e o processo de gestação dos bebês, por exemplo. Para completar, um "parque de diversões" sobre energia no módulo "Na onda da transformação", com girotec, sistema de roldanas, pilha humana e alavanca, e réplicas de tartaruga, lagarto e pássaro, no módulo "Evolução".

Sobre o Ciência Móvel

Espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência, o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da SanofiEDF Norte FluminenseDow e Halliburton, por meio da Lei Rouanet.

Em 2019, o Ciência Móvel já esteve em seis municípios mineiros (Lagoa Dourada, Capitão Andrande, Nova União, Perdigão, Nova Serrana e Uberaba), além de Paracambi, no Estado do Rio de Janeiro. Em 2018, o Ciência Móvel visitou 14 cidades da Região Sudeste, recebendo mais de 62 mil visitantes. Quer saber como foram as últimas viagens do museu itinerante? Confira nos nossos álbuns de fotos!

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Centro Esportivo de Passa Tempo (MG)
Endereço: rua Iracena Oliveira, s/n
Dias/horários:
26 de junho, quarta-feira - 9h às 12h e 13h30 às 16h30
27 de junho, quinta-feira - 9h às 12h, 13h30 às 16h30 e 18h às 20h
28 de junho, sexta-feira - 9h às 12h e 13h30 às 16h30
29 de junho, sábado - 9h às 12h
Prefeitura de Passa Tempo: (37) 3335-1103 ou www.passatempo.mg.gov.br
Comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 13/6/2019.