De olho vivo nas borboletas
Horário: 10h às 16h
Local: Borboletário

Em contato com o colorido e a beleza das borboletas vivas, em um espaço que reproduz o habitat natural e abriga exemplares de quatro espécies (olho-de-coruja, borboleta-brancão, ponto de laranja e Julia), o visitante mergulha no universo desses insetos, refletindo sobre a importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

Experimentações na Pirâmide
No dia 8 de junho, sábado, você pode curtir quatro oficinas na Pirâmide do Museu da Vida:

Como a natureza reage à poluição?
Duração: 15 a 20 minutos
Faixa etária: livre
Local: Pirâmide

Essa atividade vai explorar as formas, estruturas e padrões de modelos animais e vegetais, instigando a observação, a dúvida e as curiosidades dos visitantes sobre como os sistemas vivos reagem aos impactos da poluição.

Há vida na gota d'água?
Duração: 15 a 20 minutos
Faixa etária: a partir de 8 anos
Local: Pirâmide

O objetivo dessa oficina é sensibilizar o visitante sobre como a poluição afeta os microambientes e os microrganismos, atingindo toda a cadeia alimentar.

Fábrica de energia
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Pirâmide

Vamos investigar o processo de geração de energia em usinas eólicas e hidrelétricas, discutindo suas vantagens e desvantagens.

Efeito estufa
9h às 12h e 13h30 às 16h30
Faixa etária: a partir de 12 anos
Local: Pirâmide

Utilizando materiais do dia a dia, vamos montar um experimento que ilustra o conceito de efeito estufa e a problemática ligada ao fenômeno.

Várias tendas com diversas atividades. Confira o que estará acontecendo em cada uma delas!

Tenda "Compostagem e plantio": Sabe aquelas folhas que você varre da calçada e as sobras de podas de árvores? Você pode usá-las para produzir um adubo muito nutritivo para as plantas da sua casa. Venha descobrir como nessa atividade sobre as fases da compostagem com oficina de plantio.

Tenda "Educação ambiental e coleta de resíduos": Você sabe como devem ser feitos a coleta e o descarte de materiais recicláveis? E do óleo utilizado na cozinha? E de pilhas e baterias usadas? E de outros resíduos perigosos? Nessa atividade, você vai conferir a forma correta de coletar e descartar diferentes tipos de lixo e, ainda, descobrir como funciona a Central de Saneamento da Fiocruz.

Tenda "Estação de tratamento de efluentes": Você usou o banheiro, puxou a descarga e...? Você lavou a louça, a sujeira foi embora pelo ralo e...? Para onde vão esses líquidos sujos, também chamados efluentes, produzidos não só nos ambientes domésticos, mas gerados também nas atividades de laboratórios e indústrias? Nessa atividade, você vai conhecer as fases de tratamento de efluentes realizadas na Fiocruz.

Tenda "Controle do Aedes aegypti e desenvolvimento sustentável": Venha se engajar no controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. E também ficar por dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS, jogando um jogo irado! No sábado (8 de junho), vai rolar oficina de sabão ecológico com o pessoal da Assessoria de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (AESTM/Bio-Manguinhos/Fiocruz) - venha descobrir a fórmula sustentável de reciclar o óleo de cozinha usado!

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 5 de junho (quarta-feira)

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 6 de junho (quinta-feira)

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 7 de junho (sexta-feira)

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 17 de junho (segunda-feira)