Ir para o conteúdo

20 aninhos. Quem diria? Parece que foi ontem! Mas o Museu da Vida já vai completar duas décadas. Isso merece uma comemoração em grande estilo, né? Estamos preparando uma linda festa. Vai ser no sábado 25 de maio e todos estão convidados. Estamos ansiosos e em contagem regressiva para o nosso piquenique científico com festival de teatro, das 10h às 16h, no campus da Fiocruz em Manguinhos (av. Brasil, 4.365). Gratuito!

Como vai ser? Você vem passar o sábado com a gente e aproveita uma programação recheada de ciência e arte. Assim que chegar, dá uma passadinha no nosso Centro de Recepção, pra receber um adesivo de "visitante" e pegar todas as informações sobre o passeio. Ao longo do dia, serão apresentadas cinco - a gente disse CINCO! - peças de teatro. Uma delas novinha em folha. No dia 25, será a estreia do espetáculo "Paracelso", um show de ciências com vários experimentos e muito bom humor. 

Além do teatro, parque da ciência, visita ao Castelo, oficinas, fantasias e contação de histórias. E as exposições? Teremos até um módulo sobre dinossauros! 

É tanta atividade que, em algum momento, pode bater um cansaço e aquela fominha, certo? Então, traga seu lanche que a gente empresta a toalha, você estende no pátio ou gramado e aproveita para relaxar curtindo os nossos jardins. 

Na dúvida sobre qual o melhor lanche? Na oficina Gosto, Afeto e Identidade, você poderá pegar orientações e dicas sobre práticas alimentares saudáveis. ;)

Vamos tirar uma foto?! A gente adora uma foto pra registrar, guardar e depois relembrar momentos especiais! Por isso, durante todo o evento, profissionais de comunicação a serviço do Museu da Vida estarão circulando pelo campus e fazendo registros da nossa festa para divulgação em sites e redes sociais. Se você é como a gente e adora aparecer em fotos, ao encontrar com um desses profissionais, capricha no sorriso! Mas, se você não curte muito essa ideia, tudo bem também: é só avisar que o nosso fotógrafo sai de fininnho e você continua curtindo a festa. Combinado?! 

Confira toda a programação e venha comemorar com a gente!

Confira também o evento do dia anterior, 24 de maio, sexta-feira: #MV20ANOS: Museu da Vida lança livro sobre ciência e teatro

 

PROGRAMAÇÃO DE 25 DE MAIO, SÁBADO

Realejo Científico: mulheres na ciência 
Horário:
10h às 11h30 e 13h30 às 15h
Local: diferentes espaços do Museu
E se, de repente, você fosse surpreendido por um animado grupo de contadores de histórias? Prepare-se! Eles vão aparecer para uma conversa sobre mulheres cientistas.  

Curumim Quer Música (teatro*)
Horário: 11h
Local: Epidauro
Faixa etária: infantil / livre
Um índio preocupado em preservar o meio ambiente e a cultura do seu povo sai em busca dos sons perdidos da floresta. 
(*distribuição de senhas no local da peça 15 minutos antes do início da sessão; sujeito à lotação)

O Problemão da Banda Infinita (teatro*)
Horário: 11h30
Local: Tenda da Ciência
Faixa etária: infantil / livre
Cinco amigos partem em uma aventura musical com muita brincadeira e matemática.
(*distribuição de senhas no local da peça 15 minutos antes do início da sessão; sujeito à lotação)

Paracelso (teatro* - estreia)
Horário: 12h30
Local: Tenda da Ciência
Faixa etária: livre
Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido. 
(*distribuição de senhas no local da peça 15 minutos antes do início da sessão; sujeito à lotação)

É o Fim da Picada (teatro)
Horário: 13h30
Local: área externa da Tenda da Ciência
Faixa etária: a partir de 12 anos
Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya. 

O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca (teatro)
Horário: 14h30
Local: área externa da Tenda da Ciência
Faixa etária: a partir de 14 anos
Com a estética do universo do cordel, aborda, com leveza e bom humor, a importância de se prevenir contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, desconstruindo preconceitos.

Estação dos Jogos
Horario: 
10h às 13h
Local: área externa da Tenda da Ciência e Parque da Ciência
Vamos brincar? Nesta estação, o visitante encontrará três jogos educativos: "Água é vida" (área da Tenda), que introduz noções sobre as propriedades e usos da água; "Viagem pelo litoral" (Parque), que ressalta a importância do litoral brasileiro para o país; e "Biodetetives" (área da Tenda), que simula investigações de desastres ambientais. 

Módulo Dinossauros Brasileiros
Horário:
10h às 16h
Local: Centro de Recepção
Já pensou conhecer o Staurikosaurus pricei, o dinossauro mais primitivo do Brasil e um dos mais primitivos do mundo, que viveu há mais de 200 milhões de anos? E uma pegada de um grande dinossauro carnívoro, feita há 136 milhões de anos e até hoje perfeitamente preservada? Aqui neste módulo você pode! Criado em parceria com o Museu Nacional da UFRJ, ele apresenta um pouco dos dinossauros que viviam no Brasil pré-histórico, famosos animais do passado que povoam nosso imaginário. O módulo apresenta também o Santanaraptor placidus, um dinossauro carnívoro que viveu no nordeste brasileiro cerca de 65 milhões de anos atrás e possui parentesco próximo com o famoso Tirannosaurus rex!

Gosto, Afeto e Identidade: práticas alimentares saudáveis
Horário:
10h às 16h
Local: área externa da Tenda da Ciência
Parceiro: Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Cogepe/Fiocruz)
Vamos às compras? O que você vai colocar na sua cesta? Alimentos in natura, processados ou ultraprocessados? Cada participante escolherá seus produtos e, em seguida, a equipe de nutrição vai comentar as compras, com informações baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, fornecendo orientações nutricionais.

Oficina de Compostagem
Horário:
10h às 16h
Local: área externa da Tenda da Ciência
Parceiro: Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz)
Sabe aquelas folhas que você varre da calçada e as sobras de podas de árvores? Você pode usá-las para produzir um adubo muito nutritivo para as plantas da sua casa. Venha descobrir como nessa oficina sobre as fases da compostagem.

Exposição Manguinhos Território em Transe
Horário:
10h às 16h
Local: área externa da Tenda da Ciência
Aborda o processo de formação da favela de Manguinhos tendo como objeto central a história oral e a representatividade de seus moradores. O projeto teve início no ano de 2011 com a elaboração de uma pesquisa histórica sobre a favela e suas relações com a história da cidade do Rio de Janeiro. 

Exposição Na Corda Bamba de Sombrinha
Horário:
10h às 16h
Local: área externa da Tenda da Ciência
Como foi a busca da sociedade brasileira por melhores condições de saúde desde o Brasil colônia? Como a área da saúde se desenvolveu no país desde os tempos do Império? Quais momentos cruciais na história do país garantiram avanço significativo na atenção à saúde da população? A mostra busca responder a essas e outras perguntas, revelando como o campo da saúde se relaciona intimamente com a política, a economia e a cultura do país.

Fantasia das Cientistas Incríveis
Horário:
10h às 16h
Local: Centro de Recepção
Venha se vestir como uma cientista incrível e fazer aquela foto bacana para mostrar para a família e os amigos!

Visita ao Castelo
Horário:
10h às 16h
O Castelo é a principal edificação do Núcleo Histórico e Arquitetônico de Manguinhos. Ao visitar este senhor centenário, tombado como patrimônio histórico nacional, fatos, fotos e documentos revelam curiosidades de sua construção. O público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. Além da recém-inaugurada exposição "Castelo de Inspirações", recheada de matemática e interatividade, a visita inclui a Sala Costa Lima, com uma incrível coleção de insetos, e a Sala Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com várias informações e curiosidades sobre a vida desses dois importantes cientistas brasileiros.

Cidade Acessível
Horário:
10h às 16h
Local: Salão de Exposições Temporárias
Nessa exposição interativa, o público é convidado a vivenciar os desafios enfrentados no dia a dia por pessoas com deficiência nas grandes cidades brasileiras. Os visitantes são chamados a exercitar o sentido da empatia e o respeito às diferenças.

Parque da Ciência
Horário:
10h às 16h
Um parque de diversões e conhecimentos sobre energia, comunicação e organização da vida? Sim, aqui nós temos. E você pode até escalar e brincar de escorrega em uma célula gigante!

Pirâmide
Horário:
10h às 16h
Muitos jogos e experimentos científicos sobre a vida micro e macroscópica.

 

Atualizado em 16/05/2019.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça