Se exposições estão entre os principais produtos que um museu tem a oferecer a seus públicos, como produzi-las de forma mais dialógica, assegurando a participação social em todas as etapas de seu desenvolvimento? Esta questão tem inquietado o Museu da Vida e sua rede de parceiros há tempos e, para respondê-la, precisamos das contribuições de todos. Por isso, nos dias 12 e 13 de abril (sexta e sábado), das 9h às 16h30, realizaremos o 2º Encontro de Curadoria com Participação Social, um evento gratuito, aberto a todos os interessados, com o objetivo de conhecer experiências culturais participativas realizadas por movimentos sociais das comunidades vizinhas à Fiocruz e, coletivamente, construir caminhos para que a curadoria com participação social se transforme em uma rotina em museus de ciências, como o Museu da Vida.

O evento é fruto de uma parceria da Fiocruz, por meio do Museu da Vida e da Coordenação de Cooperação Social, com o Museu da Maré e outros atores sociais dos territórios de Maré e Manguinhos. Será um encontro dinâmico, com relatos de experiências e grupos de trabalho. No dia 12, os assuntos discutidos serão “Ações educativas em exposições participativas”, “Comunicação” e “Metodologias participativas para a escolha de temas para exposições”. Já no dia 13, os debates serão sobre “Criação de exposições com participação social: desafios e problemas”, “Iniciativas culturais, participação social e garantia de direitos” e "Mobilização em ações culturais: construir e agir”.

A proposta é aprofundar as reflexões do primeiro encontro, realizado em setembro de 2016, e encaminhar ações coletivas que, na prática, ampliem os canais de escuta e participação social na curadoria de exposições. A formação de uma rede de comunicação e a estruturação de um curso de extensão sobre curadoria com participação social, a ser oferecido pela UFRJ, estão entre os produtos esperados deste segundo encontro.

Confira a programação e participe!

Dia 12 de abril (sexta-feira)

9h a 10h30: Mesa de abertura - relatos de experiências
Beth Campos - Espaço Casa Viva/Rede CCAP
Daiene Mendes - correspondente comunitária para o jornal The Guardian