Ir para o conteúdo

As diferentes abordagens de pesquisas em museus e em novas mídias no campo acadêmico da divulgação científica serão tema do simpósio que marca o ingresso da nova turma do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), no dia 11 de março, a partir das 9h, na Tenda da Ciência do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos (RJ).

O simpósio tem como objetivo promover a troca de experiências e discussões aprofundadas sobre diferentes aspectos dos estudos da divulgação científica, capazes de impulsionar o avanço do conhecimento no campo.

“Apesar da atenção que a área vem ganhando no país nas últimas décadas, a sua interface acadêmica ainda está em fase de consolidação. O evento vai apresentar desde temas e linhas de pesquisas já estabelecidas no campo a ramos mais inovadores e ainda pouco explorados de estudos, dando ênfase às transformações que a área vem experimentando e promovendo debates e reflexões sobre teorias e metodologias emergentes relacionadas ao campo e sobre os desafios que ele enfrenta”, explica a coordenadora do mestrado e do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Luisa Massarani.

O encontro terá a participação dos pesquisadores Susan Rowe e Shawn Rowe (Oregon State University - Estados Unidos), Federico Neresini (Università di Padova - Itália), Alessandra Bizerra (Universidade de São Paulo), Cristina Carvalho (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Igor Sacramento (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz) e Fabio Gouveia (COC/Fiocruz).

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, com tradução simultânea e sem necessidade de inscrição. A programação completa estará disponível, em breve, no site do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. O evento também celebrará os dez anos da especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da COC/Fiocruz.

O simpósio é uma realização do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia em colaboração com o mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, a especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e o Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz, e tem o apoio do CNPq e da Faperj.

Serviço
Simpósio: A ciência da divulgação científica III: a construção de um campo acadêmico
Data: 11/3/2019
Horário: 9h às 17h
Local: Tenda da Ciência, Fiocruz
Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos (RJ)

Publicado em 19/2/2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Johnson & Johnson Nova Rio conheça